O encontro vai promover a interação entre as cooperativas por meio do compartilhamento de experiências e atividades educacionais.

 

Será realizado no próximo dia 10 de agosto o Primeiro Encontro das Cooperativas Mirins do Estado do Espírito Santo. O evento acontecerá na Cooperativa Educacional de Linhares (CEL) e contará com a participação de 180 alunos do 6º ano a 3ª série do ensino médio.

Cooperativa Educacional de Linhares, Cooperativas Mirins, Educação, Linhares

Formadas por estudantes voluntários e consideradas laboratórios de aprendizagem, as Cooperativas Mirins são dirigidas e coordenadas pelos próprios alunos, sob a orientação de professores. Elas procuram desenvolver competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica que destaca os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos interesses da comunidade, na produção de bens ou prestação de serviços, alcançando, assim, responsabilidades sociais, morais e econômicas dentro e fora do ambiente escolar. Além disso, o programa proporciona a participação dos alunos no processo de criação de uma cooperativa desde o seu início, o que envolve criação de Estatuto Social, ATAs, nome, logo, entre outros.

Cooperativa Educacional de Linhares, Cooperativas Mirins, Aprendizagem

Existem três cooperativas mirins no Estado que ficam localizadas nas Cooperativas Educacionais das cidades de Santa Maria de Jetibá (Cooperação), Linhares (CEL) e São Gabriel da Palha (Coopesg). Essas três marcarão presença no encontro que tem o objetivo de promover a troca de experiências entre os cooperados, realizar o alinhamento de alguns aspectos das cooperativas mirins e princípios cooperativistas, bem como promover interação e a feira para divulgação dos objetos de aprendizagem.

Cooperativa Educacional de Linhares, Cooperativas Mirins, Sistema OCB/ES

O evento acontecerá no próximo dia 10 de agosto (Sábado), das 09h às 16h na sede da Cooperativa Educacional de Linhares (CEL). Além dos alunos, o encontro contará também com a participação de professores e convidados. O programa Cooperativas Mirins é uma ação desenvolvida pelo Sistema OCB/ES junto às cooperativas educacionais do Estado e com o apoio do Sicoob/ES.

 Amparo legal:

As cooperativas mirins constituem um projeto educativo e está amparado pela lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei 5764/71. Segundo a ECA deve ser assegurado aos jovens: I – Garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular; II- Atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente; III – Horário especial para o exercício das atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *