Cooabriel celebra 56 anos de história e inovação

A Cooabriel – Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel – é a maior cooperativa de café conilon do Brasil e celebra 56 anos de atuação neste dia 13 de setembro.

Nesse período, a cooperativa evoluiu, mas mantém suas origens e tradição.

A Cooabriel preserva os mesmos valores de quando foi fundada pela comunidade católica, através do Padre Simão Civalero, pároco municipal, que teve a iniciativa da criação de uma cooperativa. Ainda na década de 50, ele sensibilizava os produtores através de reuniões e cursos de cooperativismo, como forma de buscar solucionar as grandes dificuldades, sobretudo dos cafeicultores, que na época já detinham um grande parque cafeeiro da variedade arábica.

No dia 13 de setembro de 1963, quatro meses após a emancipação do município de São Gabriel da Palha, 37 cafeicultores e o Padre Simão Civalero constituíram a Cooabriel. Além de grande mentor da criação da Cooabriel, Padre Simão foi eleito o primeiro presidente da entidade (1963-1965).

A Cooabriel iniciou suas atividades montando um setor de consumo (mercearia / supermercado) para atender seus associados nas necessidades básicas. Depois passou a prestar serviços de comercialização, beneficiamento do café.  Ao longo dos anos, a Cooabriel estruturou-se para dar suporte à atividade cafeeira como um todo. Além dos serviços de armazenagem e comercialização – que são os serviços principais da sua atividade – agregou muitos outros benefícios na prestação de serviços para atender os sócios.

A estrutura de serviços permite acompanhar seus sócios desde a escolha da área para implantação da lavoura, oferecendo laboratório próprio para análises de solo e plantas, produzindo e fornecendo mudas de alto padrão genético, assistência técnica com orientação de manejo, produção, colheita, secagem, melhoramento da qualidade do café. Ainda, disponibilizando planos de financiamento de insumos, lojas agropecuárias, além de oferecer armazenagem padronizada, comercialização e outros benefícios. Um conjunto de serviços que contribuem para maior produtividade e qualidade mais apurada do produto, o que agrega valor, aumentando a lucratividade das lavouras.

O trabalho voltado para os sócios gera muitos resultados. É o caso do produtor rural Antoninho Canal, que tem uma propriedade em Águia Branca. Ele e seu pai, Armir Canal, são sócios da cooperativa desde 1971. “Tenho muito orgulho de fazer parte desta história. A Cooabriel evoluiu muito e faz parte da minha família. Minha esposa também atua no núcleo feminino e tornou-se sócia. Todos os nossos quatro filhos apoiam muito a nossa participação”, disse.

O vice-presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto, recordou que o associado quando adere à Cooperativa, sabe que sua participação; seu vínculo não se resume a um contato puramente de compra e venda (comercialização). Ele é sócio, é dono, é usuário. Não é um mero cliente. A Cooabriel oferece além da etapa da comercialização, um “pacote” de benefícios.

“A Cooabriel tem uma história muito interessante e tem raiz forte que vem da força e idealismo do Padre Simão e de homens corajosos. Conduzida nesses seus 56 anos de história por homens honrados. A Cooabriel é exemplo. Um nome que ultrapassa fronteiras. Uma cooperativa respeitada pelo trabalho e credibilidade no que faz. É referência em café conilon. Sou sócio há 48 anos e acompanho a história desta cooperativa, verdadeiramente parceira dos seus sócios, suporte da sua atividade, que faz tudo o que é possível para ajudar o produtor a melhorar sua atividade e consequentemente a qualidade de vida de sua família”, declarou o vice-presidente.

“Nossa história tem raízes. Um trabalho sério e transparente realizado há 56 anos de história da Cooabriel. Aliado a isto, temos o aprimoramento constante no processo de gestão, que permite à cooperativa oferecer aos sócios uma prestação de serviços mais competitiva. Nosso propósito é  levar os  sócios a buscarem a eficiência na condução da sua atividade e alinhar estratégias em novos mecanismos de mercado para agregação de valor ao produto, pontuou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.

Hoje, com mais de 6 mil sócios, a Cooabriel mantém-se como a primeira empresa do ramo cooperativista agropecuário. É a 25ª maior empresa do Espírito Santo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *