Evento reúne líderes e parceiros do Cooperativismo ao redor do Estado.

Buscando o aprimoramento das ações em prol do Cooperativismo, dialogando com as Cooperativas parceiras e promovendo a integração entre ambas, o Aproximacoop está unindo representantes e parceiros do Cooperativismo através de seus eventos, que acontecem de Norte a Sul do Estado.

O primeiro deles foi realizado em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 11 de setembro, reunindo mais de 70 pessoas de diversos ramos da região Sul. O segundo, em São Gabriel da Palha, aconteceu no último 19, e contou com a participação de representantes e colaboradores de Cooperativas da região.

Promovido pelo Sistema OCB/ES, o evento foi desenvolvido de forma que toda a estrutura de atuação do Sistema pudesse ser apresentada às cooperativas presentes, inclusive seus resultados financeiros e participação de cada ramo. Para isso, foi utilizada uma metodologia onde os participantes pudessem interagir, colaborando com ideias e opiniões.

A dinâmica foi bem aceita por todos os presentes, que eram, em sua maioria, líderes de Cooperativas da região. “O Aproximacoop nos surpreendeu muito, pois não esperávamos um evento tão organizado e que nos atendesse de forma tão necessária. Essa iniciativa conseguiu promover a interação entre todos, ao mesmo tempo em que ouviu nossas demandas e reivindicações”, comentou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.

O presidente da Cooperativa Educacional de Pinheiros (Coopepi), Sávio Torezan, também ressaltou a importância da dinâmica do evento, que proporcionou a troca de experiência entre as Cooperativas. “O evento conseguiu de fato nos aproximar, além de permitir que nós, representantes de uma Cooperativa Educacional, por exemplo, pudéssemos mostrar o nosso trabalho e integrá-lo com os outros ramos”.

A diretora de Integração Cooperativista, Dra. Sandra Helena Pereira, destaca que a aproximação e integração das Cooperativas do interior do Estado é de suma importância para o desenvolvimento do Cooperativismo como um todo. De acordo com ela, as cooperativas precisam realizar mais negócios entre si, de forma que mantenham o contato e permaneçam unidas. “A educação cooperativista estava presente no evento, que conseguiu realizar essa aproximação, que deve, ao meu ver, se manter”.

O presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, também acredita que a dinâmica resulte em bons frutos para o trabalho do Sistema com as Cooperativas. “Quando ouvimos as propostas e possibilitamos o contato olho o olho, estamos facilitando o desenvolvimento do trabalho, de maneira que fique tudo mais acessível, eficaz e suficiente”, contou.

Para que todos pudessem contribuir com ideias, sugestões e críticas, o evento disponibilizou um mural para que os participantes pudessem deixar suas propostas. O mural estava dividido da seguinte forma: Que bom (ações, atividades e práticas já promovidas pelo Sistema); Que pena (ações, atividades e práticas que ainda não existem ou já existiram e não são mais colocadas em prática); Que tal (ações, atividades e práticas que são interessantes para um futuro a curto, médio e longo prazo). Após a contribuição, as propostas foram debatidas pelos participantes, que estavam organizados em grupos.

Ao final do exercício os participantes colocaram em cada ponto, o que foi debatido pelo grupo. Veja a consolidação dos dados obtidos em Cachoeiro de Itapemirim:

  • Incentivar o jovem a entrar no sistema cooperativista, desenvolvendo a educação e os princípios em crianças e jovens; (21 VOTOS);
  • Intensificar a formação técnica (reciclagem técnica) para gerentes e gestores de Cooperativas de forma contínua, incluindo o investimento em programas de sucessão para Dirigentes de Cooperativas; (38 VOTOS);
  • Financiar cursos EAD para as Cooperativas; (20 VOTOS);
  • Agilizar na liberação dos treinamentos; (04 VOTOS);
  • Ampliar as assessorias nas unidades cooperativas; (05 VOTOS);
  • Capacitação voltada para transporte de passageiros; (02 VOTOS);
  • Viabilizar emendas estaduais voltadas ao agronegócio; (15 VOTOS);
  • Realizar eventos como o “CAPACITACOOP” com uma maior periodicidade; (02 VOTOS);
  • Suporte na Intercooperação das Cooperativas, fomentando sua importância e necessidade; (08 VOTOS);
  • Aperfeiçoar o apoio na gestão das Cooperativas de menor porte, contribuindo com sua estruturação e desenvolvimento; (18 VOTOS);
  • Aumentar o número de capacitações para colaboradores com atualizações e aperfeiçoamentos específicos; (20 VOTOS);

O presidente da Unimed Sul Capixaba, Dr. Leandro Baptista Pinto, lembrou que o AproximaCoop segue a proposta do 5º Princípio Cooperativista, da educação, formação e informação. “Hoje nós fizemos uma espécie de Planejamento Estratégico, visando as ações que serão estimuladas no futuro. Nós já estamos pensando a frente, na sustentabilidade das Cooperativas”, comentou.

De acordo com o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André de Oliveira, as propostas apresentadas são de muita relevância ao Sistema, que procura atender as reivindicações, de forma que o trabalho com as Cooperativas se torne mais eficiente e satisfatório. “Queremos que o evento seja, acima de tudo, uma oportunidade para que as Cooperativas possam nos informar sobre seus anseios, sugestões e expectativas. Com essas informações, podemos elaborar um Planejamento Estratégico de excelência, resultando assim, em uma atuação mais presente e satisfatória”, contou o superintendente.

Veja a consolidação dos dados obtidos em São Gabriel da Palha:

  • Melhorar o suporte/serviços oferecidos pelo Sistema OCB/SESCOOP-ES às Cooperativas Educacionais (13 VOTOS);
  • Fomentar mais o sentimento Cooperativista (5 VOTOS);
  • Intensificar a Integração Cooperativista (11 VOTOS);
  • Ter pontos de apoio Regionais (4 VOTOS);
  • Incentivar e trabalhar ainda mais a Intercooperação (27 VOTOS);
  • Criar órgãos reguladores para as demais Ramos Cooperativistas, como por exemplo, ANS e Banco Central (7 VOTOS);
  • Divulgar os serviços do Sistema OCB/SESCOOP-ES regionalmente (2 VOTOS);
  • Retomar os trabalhos do JovemCoop (7 VOTOS);
  • Incentivar programas de gestão para todos os Ramos (10 VOTOS);
  • Promover Fóruns para discussão entre os gestores, afim de mapear convergências e criar planos de ação (5 VOTOS);
  • Estimular o Legislativo e o Executivo para que a politica fiscal e tributária seja feita de maneira diferenciada para as Cooperativas (14 VOTOS);
  • Trabalhar com foco na Renovação, não só cursos de formação para cooperados (8 VOTOS);
  • Ter momentos para preparar os Conselhos para o mundo das inovações (10 VOTOS);
  • Tratar com equidade todas as Cooperativas (9 VOTOS);
  • Realizar mudanças na Lei Cooperativista (1 VOTO).

A união de parceiros do Cooperativismo nos eventos gerou inúmeras propostas, assim como expectativas sobre o futuro das Cooperativas e do trabalho do Sistema. Para o vice-presidente da Cooabriel, Joaquim de Souza Neto, o Toninho, essa junção de pessoas colabora para a geração de inúmeras oportunidades de desenvolvimento e traz boas expectativas. “Encontros como esse deveriam acontecer com mais frequência, pois aqui encontramos pessoas comprometidas com o Cooperativismo e que desejam colher bons frutos no trabalho”, afirmou.

Concordando com Toninho, o gerente administrativo da Uniodonto Sul Capixaba, Washington Dorigheto, frisou a grande adesão das Cooperativas. “Isso demonstrou o interesse delas em querer evoluir, melhorar seus processos, sua gestão. Agora é aguardar os próximos eventos”, disse.

Parabenizando o Sistema OCB/ES pela iniciativa, o presidente da Coopcam, Advaldo Antônio Zottele, destaca o diferencial do evento, que traz para as regiões do interior toda as ações do Cooperativismo, realizando assim, a atualização de informações, técnicas de trabalho e aprendizado. “É de suma importância a realização de eventos como esse, principalmente porque reúne pessoas que estão á frente dos trabalhos nas cooperativas, desta forma, elas conseguem apresentar números atualizados e métodos de trabalho mais avançados”, contou.

Com data ainda a definir, o próximo Aproximacoop será realizado em Linhares, e promete a mesma dinâmica, porém sempre melhorada. “Em cada evento verificamos pontos que devem ser melhorados, desta forma, cada edição será aprimorada. A intenção é promover a eficácia e satisfação, tanto para nós, quanto para as Cooperativas”, afirmou o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi.

 

Fonte: Eliza Frizera. ASCOM – Sistema OCB/ES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *