Transição circular – Não é possível crescer infinitamente em um planeta finito.

Compartilhe essa notícia

“As novas gerações pedem modelos de crescimento inovadores e mais sustentáveis. É nossa responsabilidade responder a este pedido”, declarou o Vice-Presidente Katainen na diretiva (EU)2018/851 do Parlamento Europeu e do Concelho da União Europeia.

Melhorar a eficiência da utilização dos recursos e garantir que os resíduos sejam reconhecidos como recursos pode contribuir para reduzir a dependência da União da importação de matérias-primas e facilitar a transição para uma gestão dos materiais mais sustentável e para um modelo de economia circular. Essa transição deverá contribuir para os objetivos de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo estabelecidos na estratégia Europa 2020 e criar oportunidades importantes para as economias e para as partes interessadas locais, ajudando simultaneamente a aumentar as sinergias entre a economia circular e as políticas em matéria de energia, clima, agricultura, indústria e investigação, bem como trazendo benefícios para o ambiente em termos de redução das emissões de gases com efeito de estufa e para a economia.

A economia circular se tornou um movimento crescente, com seminários em todo mundo e várias organizações revisando suas oportunidades de participação no movimento.
A transição para uma economia circular tem grande potencial para reduzir o uso de recursos e, assim, limitar o impacto climático e ambiental. Por meio do empreendedorismo e da inovação, com base em fluxos de materiais circulares e modelos de negócios, o desenvolvimento de uma economia eficiente em recursos, não tóxica, circular e de base biológica pode ser fortalecido em todo o país.

A visão nesta estratégia fornece suporte e direção para atores em negócios, setor público, universidades e faculdades e sociedade civil, bem como para indivíduos privados que desejam explorar oportunidades de negócios e fazer escolhas conscientes com base na mudança circular.

A transição para uma economia circular é uma ferramenta para alcançar os objetivos ambientais e climáticos nacionais e internacionais, contribuindo para o alcançar os 17 objetivos globais para o desenvolvimento sustentável na Agenda 2030. Os objetivos da agenda cobrem todas as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
A economia circular é geralmente descrita com base em um ciclo de material biológico e técnico (veja a figura abaixo).

No ciclo do material biológico, circulam alimentos e materiais de base biológica que são adequados para retornar à natureza após o uso na sociedade. Após a biodegradação por compostagem ou digestão, por meio da qual o biogás pode ser extraído, os nutrientes permanecem. Até certo ponto, também é possível devolver os nutrientes às cinzas após a combustão do material biológico. Por meio de processos próprios da natureza, a indústria contribui para a regeneração de recursos renováveis, que podem então se tornar novos materiais, que se transformam em nutrição para novos recursos e assim por diante. Um pré-requisito para que o material possa circular neste ciclo é que não contenha nenhuma substância indesejada ou que o material não possa ser degradado.

No ciclo do material técnico, produtos, componentes e materiais que são produzidos e projetados para circular com tal qualidade e segurança de que eles podem ser reutilizados, facilmente reparados, reformado, modernizado ou reciclado. Para isso é será imprescindível que os designs sejam também com conceitos que favoreçam a circularidade de seus componentes.

No ciclo técnico circulam materiais de origem biológica e não biológica. O material biológico pode primeiro circular no ciclo do material técnico e depois, quando não for mais possível manter o valor do material, ser devolvido à natureza no ciclo do material biológico. No ciclo do material técnico, os produtos podem ser gerenciados por meio de sistemas de aluguel, leasing ou devolução para reaproveitamento para estender a vida útil e aumentar a utilização de cada produto, o que reduz a necessidade de fabricação de novos produtos. Promover a inovação e novos modelos de negócios ao longo de todo o fluxo circular é uma parte importante do sucesso neste desenvolvimento.

A transição circular, portanto, fornece caminhos viáveis para contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e do Acordo de Paris. Nosso modelo linear não é mais adequado para o propósito, falhando tanto às pessoas quanto ao planeta. As estratégias de economia circular têm o potencial de ser instrumentais no impulso para mitigar os impactos climáticos associados, uma vez que a maioria (67%) das emissões globais de gases de efeito estufa está relacionada à gestão de materiais
Fontes: https://www.ellenmacarthurfoundation.org/
https://www.regeringe.se
Jornal Oficial da União Europeia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *