Que países europeus, lideram a mudança na economia circular?

Compartilhe essa notícia

Nos últimos anos as políticas europeias em matéria de economia circular não param de crescer e de adquirir importância em todo o continente, ainda que a verdade é que para passar completamente do papel para a ação parece que ainda está complicado para muitos dos estados membros.

Em 2015 a Comissão Europeia aprovou um plano de ação para impulsar a transição da Europa para a economia circular. Este plano incluía 54 medidas para «fechar o círculo» do ciclo de vida dos produtos e centrava-se em 5 setores principais, entre eles, a construção e a demolição. Em dezembro de 2019 o Pacto Ecológico Europeu, um roteiro para transformar a economia europeia numa economia moderna, eficiente no uso dos recursos e competitiva.

Dentro do Pacto Ecológico Europeu, em março de 2020, foi aprovado o novo Plano de ação para a economia circular, com medidas para que empresas, autoridades públicas e consumidores adotem um modelo sustentável. Centra-se no design e a produção, visando garantir que os recursos permaneçam na economia durante o maior tempo possível.

Além das políticas europeias, em cada país existe um quadro legal diferente sobre economia circular e encontramos uma grande disparidade entre eles. Alguns estão há vários anos no caminho para a economia circular, enquanto outros, no entanto, acabaram de deixar a linha de saída.

Holanda
Holanda é um dos países de referência na economia circular. O governo holandês tem um projeto ambicioso com o qual visa tornar-se um país com base na economia circular a 100% para o ano 2050. «Uma economia circular nos Países Baixos para 2050» reúne as ações e estratégias a implementar para gerir as matérias-primas, produtos e serviços de maneira mais eficiente.
Apesar de a economia circular ganhar cada vez mais protagonismo nos Países Baixos, a verdade é que a implementação ao nível nacional não é assim tão alta como devia. É ao nível local é que se produziram avanços maiores, sobretudo em matéria de energia sustentável

França
França dispõe de uma legislação favorável e um claro discurso sobre a economia circular e a eco inovação. Vários projetos como o roteiro para a economia circular (2018) ou a Lei de Transição Energética para o Crescimento Verde (2015) impulsaram uma economia circular, solidária e social. E denominada Lei contra o esbanjamento por uma economia circular, aprovada em fevereiro de 2020, promove a gestão e prevenção da produção de resíduos, o melhoramento da informação ao consumidor, a luta contra o esbanjamento e a reutilização dos recursos.

Itália
Segundo o Relatório Circular Economy Network 2020, realizado pela Fundação Italiana de Desenvolvimento Sustentável, juntamente com o COREPLA (Consórcio Nacional para a recolha, reciclagem e recuperação de embalagens plástico) Itália está localizado nas primeiras posições da Europa na economia circular.
Existe um claro avanço nas políticas e quadro legal aprovado, mas isto tem vindo a demonstrar que existem ainda mudanças estruturais necessárias para facilitar a transição para uma economia verde e um uso eficiente dos recursos

Alemanha
A Alemanha é um claro líder na gestão de resíduos, no entanto ainda resta um longo percurso para transformar a sua economia num sistema circular de produção e consumo. A Estratégia de Desenvolvimento Sustentável, o Programa de Eficiência de Recursos ou o Programa Nacional para o Consumo Sustentável são algumas das políticas aprovadas no país germano. Mas, apesar dos bons resultados na gestão de resíduos, devem desenvolver um quadro global que vá muito além e desenvolva em profundidade a economia circular.

Luxemburgo
O Luxemburgo tem entre as suas prioridades a economia circular e as administrações públicas implementam inúmeras medidas para lograr os objetivos nestas matérias. Dentro da denominada «Terceira Revolução Industrial (TIR) » a economia circular entende-se como um eixo horizonta dentro dos 6 setores principais: alimentação, indústria, construção, energia, mobilidade e finanças. É um país comprometido com a economia circular e, além das ações estabelecidas ao nível nacional, trabalham em colaboração estreita com os países próximos.

Bélgica
Na Bélgica, o termo «economia circular» tem uma grande presença em todos os setores e conta com um importante apoio do governo em todas as regiões do país. Entre os setores mais circulares destaca a construção, um dos que está a fazer maiores esforços em termos de eco inovação. A atuação dos diferentes agentes mostra avanços significativos, mas continua a ser necessária uma implementação maior das políticas no futuro para a integração total da economia circular no país.

Portugal
Nos últimos anos, o governo português tem vindo a aprovar inúmeros planos de ação que têm ajudado o país na sua transição para a economia circular, como o Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal 2017-2020. Como resultado, as empresas, a administração pública e a sociedade em geral aumentaram a sua Taxa de Juro e a sua conscientização com a gestão dos recursos. No entanto, é preciso continuar a pôr em andamento instrumentos e ferramentas que apoiem a inovação e a economia circular, eliminando as barreiras existentes e impulsando a participação de todos os setores.

Espanha
Os melhores resultados encontram-se na eficiência dos recursos. Existem diversas políticas que promovem o desenvolvimento sustentável, o design ecológico, a reciclagem ou a construção sustentável, mas é habitual encontrar inúmeras barreiras que dificultam o avanço para a economia circular. A falta de conscientização da população, as barreiras políticas e a falta de investimento público e privado têm tornado mais lenta a transição da economia.
No passado mês de junho (2020) foi aprovada a Estrategia Española de Economía Circular: España Circular 2030, que será implementada através de diversos planos de ação trienais.

Um modelo de economia circular implica mudanças estruturais nas empresas e muitas das PMEs espanholas não visam realizar esta transformação sustentável e desconhecem os múltiplos benefícios que a economia circular traz, não apenas para o ambiente, mas ao nível económico e social.

Fonte: https://www.construcia.com/pt/noticias/que-paises-lideram-a-mudanca-na-economia-circular/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *