Cientistas de Cambridge criam ‘seda de aranha’ vegana para substituir o plástico descartável.

Imagem: Gorodenkoff / Shutterstock.com
“Há um enorme, enorme problema de poluição do plástico no mundo, e estamos na sorte de poder fazer algo a respeito”.

Cientistas de Cambridge criaram ‘seda de aranha vegana’ biodegradável que poderia substituir o plástico de uso único em milhares de produtos.

Este material derivado de planta foi desenvolvido para imitar a estrutura molecular da seda da aranha, um dos materiais mais fortes e duráveis encontrados na natureza.

De acordo com a equipe de cientistas, ele descobriu essa alternativa sustentável ao plástico enquanto pesquisava as interações funcionais de proteínas na doença de Alzheimer.

“Normalmente investigamos como as interações funcionais de proteínas nos permitem permanecer saudáveis e como as interações irregulares estão implicadas na doença de Alzheimer”, disse o Dr. Tuomas Knowles, do Departamento de Química Yusuf Hamied de Cambridge, que liderou a pesquisa atual.

“Foi uma surpresa descobrir que nossa pesquisa também poderia abordar um grande problema de sustentabilidade: o da poluição por plásticos. ”

Estude

No estudo publicado na revista Nature Communications, o Dr. Knowles, que por anos examinou a estrutura molecular de várias proteínas para determinar por que algumas são mais fortes do que outras, descobriu o que há na seda da aranha que lhe confere uma força imensa.

“Descobrimos que uma das principais características que dá força à seda da aranha é que as ligações de hidrogênio são arranjadas regularmente no espaço e em uma densidade muito alta”, disse ele.

A equipe aplicou esse aprendizado a uma proteína vegetal derivada da soja para replicar a força de tração natural da seda da aranha.

“Como todas as proteínas são feitas de cadeias polipeptídicas, sob as condições certas, podemos fazer com que as proteínas vegetais se automontem como a seda da aranha”, explicou o Dr. Knowles.

Ele acrescentou que as aranhas também usam um processo de fiação com eficiência energética para montar a proteína da seda que permanece dissolvida em uma solução aquosa em suas glândulas para formar as fibras extremamente fortes.

Os pesquisadores simularam o mecanismo colocando as proteínas vegetais em uma mistura de ácido acético e água para torná-las mais solúveis e usaram ultrassom e altas temperaturas para formar ligações moleculares mais fortes.

Alto desempenho ‘de seda de aranha vegan ‘

De acordo com o coautor do estudo e chefe de pesquisa e desenvolvimento da Xampla, Dr. Marc Rodriguez Garcia, a equipe conseguiu sua descoberta controlando o mecanismo de automontagem das ligações moleculares, o que os ajudou a criar uma alternativa de seda de aranha de alto desempenho.

O Dr. Rodriguez Garcia acrescentou que, embora outros pesquisadores tenham trabalhado diretamente com a seda da aranha como um possível substituto para o plástico, sua equipe é a primeira a fazer isso sem o envolvimento de uma aranha.

“De certa forma, criamos ‘seda de aranha vegana’ – criamos o mesmo material sem a aranha”, disse ele.

Alternativa sustentável ao plástico

Outra vantagem do novo filme é que, por ser feito com ingredientes sustentáveis, pode ser facilmente compostado em casa, sem a necessidade de nenhum tratamento adicional de reciclagem industrial ou química.

A Xampla – uma empresa spin-out da Universidade de Cambridge – comercializará o novo material.

Ela vai lançar uma variedade de sachês e cápsulas descartáveis ainda este ano, que podem substituir o plástico usado em pastilhas para lava-louças e cápsulas de detergente para a roupa.
De acordo com o Daily Mail , a empresa também está trabalhando para usar o filme à base de plantas em embalagens de alimentos, como recipientes de sanduíches e caixas de salada.

Além disso, também está testando a viabilidade do material no desenvolvimento de filmes comestíveis, que podem ser usados para aplicações como a administração oral de medicamentos.

“Há um enorme, enorme problema de poluição por plástico no mundo e temos a sorte de poder fazer algo a respeito”, disse Rodriguez Garcia.

Fonte: https://www.totallyveganbuzz.com/news/cambridge-scientists-vegan-spider-silk-single-use-plastic/