10 novas cidades escolhidas para a iniciativa de economia circular do Fórum Econômico Mundial.

Compartilhe essa notícia

A iniciativa Scale360 ° do Fórum Econômico Mundial anunciou hoje os 10 centros baseados em cidades que se juntam ao seu programa Formadores Circulares.

Scale360 ° alavanca centros de inovação em cidades, países e regiões em todo o mundo, reunindo líderes em ciência, política e negócios para desencadear mudanças circulares. Formadores circulares se envolvem com as partes interessadas públicas, privadas e da sociedade civil para projetar, organizar e entregar projetos de economia circular adaptados às necessidades locais.

Os Formadores Circulares são selecionados de forma competitiva na Comunidade Global de Formadores , uma rede de jovens voluntários comprometidos e energizados em 448 centros urbanos em todo o mundo. Esses agentes de mudança têm a energia, a habilidade, as redes e o compromisso necessários para transformar suas cidades em centros de inovação da economia circular.

A última coorte do Circular Shaper vem de quatro continentes e inclui: Ancara, Assunção, Auckland, Pequim, Bucareste, Lahore, Manama, Milão, Morelia e Thimphu.
As cidades selecionadas para a última coorte aplicarão a metodologia testada do Scale360 ° – o Scale360 ° Circular Innovation Playbook – para acelerar o impacto da Quarta Revolução Industrial e manter mais produtos em uso. Suas iniciativas irão explorar maneiras de aplicar princípios de design circular, melhorar a reutilização e eliminar o desperdício, ao mesmo tempo que fortalece as economias e impulsiona o crescimento do emprego.

Eles se juntaram à coorte piloto de sucesso que incluiu quatro hubs Global Shapers na Cidade do México , Bruxelas , Torino e Bangkok e funcionou de fevereiro a julho de 2021.

Em apenas alguns meses, essas cidades-piloto construíram relacionamentos essenciais com líderes do governo, do setor privado e de ONGs, dando passos iniciais críticos para impulsionar a inovação circular. Conquistas específicas incluem:

Bangkok: Mobilizou uma gama de parceiros, de pesquisadores a agências de publicidade, para popularizar soluções para poluição do ar e plásticos. As soluções incluíram: montagem de um catálogo para ajudar as empresas a escolher alternativas para plásticos descartáveis em embalagens de alimentos e uma campanha de mídia social para criar impulso para a regulamentação do ar limpo.

Bruxelas: Parceria com ONGs locais em suas iniciativas “Eat, Play, Live Circular” para criar soluções de baixo para cima para estilos de vida mais circulares. As iniciativas incluíram uma ‘ideia-thon’ para soluções de resíduos de alimentos e embalagens e uma série de experiências com o público para tornar-se um espaço público de Bruxelas mais circular.

Cidade do México: Participantes públicos, privados e governamentais treinados na metodologia Scale360 ° para preencher as lacunas de conhecimento da economia circular e conduzir a transição circular por meio do foco nas conversas iniciais.

Torino: Construiu relacionamentos críticos com as partes interessadas de 14 organizações, incluindo formuladores de políticas regionais, membros do setor privado, academia e redes existentes para ajudar a promover e apoiar as discussões e a colaboração tão necessárias sobre as necessidades e prioridades circulares.

Os Formadores de Circulares aproveitam as redes do Fórum Econômico Mundial de especialistas e líderes da sociedade civil, governo e organizações globais da indústria, incluindo a Plataforma para Aceleração da Economia Circular (PACE).

“É poderoso ver como a metodologia Scale360 ° se espalhou tão rapidamente e capacitou os Global Shapers a se tornarem líderes na condução da inovação circular em suas cidades. Agora em 14 hubs ao redor do mundo, o Circular Shapers é uma das maiores colaborações entre hubs na Comunidade Global Shapers ”, disse Katie Hoeflinger, Especialista em Clima e Meio Ambiente da Comunidade Global Shapers.

Os Emirados Árabes Unidos, um dos principais apoiadores das abordagens do Scale360 °, concorda que esses novos centros terão um papel importante na construção da inovação circular. “Os Emirados Árabes Unidos apóiam o Scale360 ° na condução da transição para a economia circular local e globalmente”, disse sua Excelência o Dr. Abdullah Belhaif Al Nuaimi, Ministro de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente. “Este programa irá percorrer um longo caminho na promoção de inovações que têm o potencial de acelerar a implementação dos princípios da economia circular em todo o mundo.”

Esses esforços também podem alimentar uma transição justa, observou a chefe de Oportunidades Globais para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (GO4SDGs), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Adriana Zacarias Farah. “Empregos e habilidades são fundamentais para obter o apoio político para a transformação de linear em circular. O PNUMA, por meio da iniciativa Oportunidades Globais para SDGS (GO4SDGS), tem o prazer de colaborar com o Fórum e o Scale360 ° em cidades circulares e a narrativa de transição justa. ”

Construir capacidades circulares pode ajudar a cumprir metas climáticas críticas. “Ampliar modelos de negócios circulares e soluções é vital por razões ambientais e precisa acontecer rapidamente”, disse Carsten Gerhardt, sócio da Kearney e fundador da Circular Valley (parceiros líderes da Scale360 ° Alemanha).

Com os novos cubos Formadores Circulares instalados, o impulso para a inovação circular pode aumentar ainda mais. Adicionada a líder global da Scale360 °, Helen Burdett: “Esta última coorte é outro exemplo de ação local para impacto global na transição da economia circular. ”

Fonte: https://moderndiplomacy.eu/2021/07/23/10-new-cities-chosen-for-world-economic-forum-circular-economy-initiative/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *