Compartilhando soluções econômicas para uma cidade inteligente e sustentável.

Compartilhe essa notícia

Posto boas práticas de cidades em que muitos devem pensar ser uma realidade totalmente diferente a nossa no Brasil, mas faço isso para mostrar que coisas simples podem ser replicadas quando existe uma educação inclusiva e dignidade.

A cidade de Umeå, na Suécia, é pioneira no desenvolvimento da economia compartilhada. A cidade estabeleceu bancos de teste para uma série de serviços de compartilhamento e soluções digitais que levam a uma sociedade mais sustentável.

Em todo o mundo, estão surgindo novos modelos de negócios que desafiam os padrões tradicionais de consumo. A economia compartilhada é uma parte importante disso, com potencial para reduzir significativamente o consumo e o desperdício. Muitas empresas estão adotando esse desenvolvimento introduzindo sistemas de devolução que estendem a vida útil de bens e recursos, reparando-os ou reutilizando componentes. Esse desenvolvimento deve ser acelerado, pois tem potencial significativo de benefícios econômicos, sociais e ambientais.

A cidade de Umeå é pioneira na economia circular e foi nomeada Capital Verde da Europa três vezes. Umeå está apoiando e desenvolvendo ativamente incentivos de compartilhamento para uma sociedade mais inteligente e sustentável. Aqui estão alguns exemplos:

Fritidsbanken: um serviço de compartilhamento com impacto positivo

Na Suécia, uma em cada doze crianças cresce em uma família com muitas dívidas ou mesmo em risco de falência. Essas crianças não podem participar em igualdade de condições com seus colegas de classe, vizinhos ou parentes.

O Fritidsbanken Umeå é um serviço público de empréstimo de equipamentos esportivos, brinquedos e itens de lazer que ajuda a equilibrar algumas dessas desigualdades. No Fritidsbanken, as pessoas podem pegar emprestado equipamentos como esquis, patins, patins, coletes salva-vidas e pranchas de snowboard. O Fritidsbanken recebe artigos esportivos usados de doadores privados, empresas locais e fontes públicas. Se necessário, os itens são reparados, depois catalogados e emprestados gratuitamente.

É comum que grupos de alunos ou escolas entrem em contato com o Fritidsbanken ao planejar eventos ou passeios. O Fritidsbanken também oferece oportunidades, em regime de trabalho ou voluntariado, para pessoas desempregadas, imigrantes e / ou pessoas com deficiência participarem no serviço de partilha. Isso torna o Fritidsbanken um conceito com benefícios sociais e ambientais.

U-bike: bicicletas elétricas de carga para alugar

A U-bike oferece bicicletas elétricas de carga para alugar para quem quiser experimentá-las. As bicicletas de carga têm baixas emissões de carbono, podem transportar até 100 quilos e substituir muitas viagens de carro desnecessárias no centro da cidade. A caixa da frente é espaçosa e também pode levar uma criança. A U-bike é propriedade do município em parceria com a imobiliária Akademiska hus.

Umeå Showroom: um centro com foco em água e resíduos

O Umeå Showroom é um ponto de encontro para aumentar o conhecimento e o envolvimento sobre questões relacionadas à água e resíduos. Por meio da colaboração, o projeto visa criar uma exposição móvel que incentive os moradores da cidade a compartilhar conhecimentos e se engajar nas questões sobre água e resíduos, de forma criativa, inspiradora e educativa. O objetivo é contribuir para uma maior responsabilidade e mudança de comportamento dos moradores e, em longo prazo, estimular um ambiente residencial sustentável.

O foco de Umeå na economia compartilhada envolve muitos parceiros, desde o município, o governo regional e a universidade até empresas como a Umeå Energy e Akademiska hus.

Fonte: https://smartcitysweden.com

2 Respostas para “Compartilhando soluções econômicas para uma cidade inteligente e sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *