A Economia Circular: um passo além da sustentabilidade.

Compartilhe essa notícia

Tom Harper é um expoente entusiasta da Economia Circular e estudou o assunto extensivamente durante seu MBA na Universidade de Bradford, Inglaterra. Isso levou 7 anos, e ele ressalta que realmente levou esse tempo para realmente entender a ideia da Economia Circular.

“ As pessoas pensam ser reciclagem, não é. As pessoas pensam ser autenticidade, é. As pessoas pensam ser rastreabilidade, há um elemento disso absolutamente, integral. As pessoas pensam ser sustentabilidade, é meio que sim, mas na verdade, é um passo além da sustentabilidade. Sustentabilidade é a ideia de que esta é a nossa economia, sabemos que fazemos mal. A sustentabilidade, diz, vamos tentar fazer menos mal, então, efetivamente, continuamos fazendo mal, apenas fazendo menos. Isso é sustentabilidade. A Economia Circular vem e diz não, nós somos seres criativos aqui. Temos um planeta finito, sim, mas temos uma imaginação infinita. Precisamos projetar as coisas de uma maneira que imite a mãe natureza. ”

A rastreabilidade e o gerenciamento responsável de linhas de suprimento e fluxos de recursos estão mais fáceis do que nunca, com um número crescente de fabricantes adotando um modelo de Economia Circular. “O que é medido é gerenciado”, diz Harper, em referência à capacidade que a plataforma  IFS  oferece às empresas para monitorar de forma abrangente esses fatores.

Técnicas como ‘design para desmontagem’ desempenham um papel importante na adoção de uma abordagem de economia circular. Em 2013, a Unusual trabalhou para colocar uma produção de Shrek em Drury Lane, que incluiu o planejamento do espaço e componentes para o grande show de 30 toneladas. Para este trabalho, eles decidiram projetar para desmontagem.

Os componentes foram construídos de forma modular, para poderem ser reutilizados em outras áreas. Certas peças foram padronizadas e, em vez de usar colas, a empresa se desafiou a usar pinos, clipes e parafusos para prender as peças. Ao fazê-lo, conseguiram poupar milhares de euros ao cliente (e a eles próprios) e poupar significativamente nas emissões de CO2 do aço utilizado.

Além disso, Tom e Colin discutem conceitos como servitização e ideias sobre tributação e como eles podem ser usados ​​para melhorar a gestão dos recursos do planeta. “Investigue, abrindo a conversa. […]. Abra. Expanda a conversa, envolva a cadeia de suprimentos, envolva upstream e downstream. Envolva todos nessa conversa. ”

A servitização, em um formato mais extremo, as empresas vendem a função do produto em vez do próprio produto.

Fonte: https://www.circulareconomyclub.com/listings/the-circular-economy-step-beyond-sustainability/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *