TORNEIRA GIGANTE

Compartilhe essa notícia

Novo Verde e Cultura Inquieta instalam em Lisboa torneia gigante composta por 200Kg de garrafas de plástico PET

Compartilho esta ação, pois o que acontece lá, reflete cá e todos nós somos agentes de mudança e podemos fazer a diferença!

Por ocasião da Conferência dos Oceanos, a Novo Verde e a Cultura Inquieta, produtora de eventos e conteúdos, sediada em Espanha, uniram-se para a construção da “Giant Plastic Tap”, uma instalação para as Nações Unidas composta por aproximadamente 200 kg de garrafas de plástico PET cedidas pela Novo Verde, que dão corpo ao caudal de uma torneira gigante.

A obra idealizada pelo artista e ativista Benjamin Von Wong, simboliza a urgência de uma utilização consciente do plástico e o alerta para a sua reciclagem, tudo para que estes não acabem no fundo dos oceanos. Esta instalação criativa “Giant Plastic Tap” encontra-se localizada junto ao Centro Comercial Vasco da Gama, no Parque das Nações, e esteve exposta até ao dia 2 de julho.

Esta instalação foi projetada pelas mãos do artista canadense para abordar a raiz da produção plástica incentivando governos, corporações e indivíduos a contribuir para o fecho da torneira de plásticos, percorreu mundo e faz parte da #UNEA5.2 onde 1500 delegados e 193 países diferentes assumiram a resolução global de plásticos.

“É uma honra colaborar neste projeto artístico, em que as visões de sensibilização e reciclagem se encontram alinhadas, numa mensagem que versa sobre o desenvolvimento sustentável e a importância de proteger o mar. A realização da Conferência dos Oceanos é um importante palco para esta mensagem e acreditamos que centenas de pessoas poderão ser impactadas com a importante mensagem de que um consumo responsável aliado com a reciclagem é possível construir um caminho para a valorização do plástico.

A sensibilização para corretos hábitos de consumo, utilização e separação dos plásticos, quando estes chegam ao seu fim de vida, desempenham um papel fundamental na sua gestão de uma forma sustentável. A arte é um importante catalisador de mensagens, uma estratégia que a Novo Verde tem seguido, não só por uma parceria firmada com o Maat como, agora, na colaboração com a Cultura Inquieta, que nos apresentou um movimento absolutamente convergente com a nossa visão”, declara Pedro Simões, diretor-geral da Novo Verde, citado num comunicado.

O movimento #TurnOffThePlasticTap nasceu pelas mãos do artista e ativista internacional Benjamin Von Wong em maio de 2021, tem dado a volta ao mundo, com esculturas em Nairobi, Miami ou Toronto, sendo agora Lisboa contemplada, com uma das suas obras de arte. Para Guilherme de Anchieta – Responsável de Desenvolvimento Cultura Inquieta, “a colaboração de parceiros como a Novo Verde, indica-nos que estamos no caminho certo para construir um mundo melhor”.

Fonte: https://www.ambientemagazine.com/novo-verde-e-cultura-inquieta-instalam-em-lisboa-torneira-gigante-composta-por-200-kg-de-garrafas-de-plastico-pet/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *