5 exemplos de economia circular em casa.

Compartilhe essa notícia

Resumo

 

 

 

Vejam que interessante esta publicação que compartilho, do Change Makers.

Bem-vindo ao blog Change Makers! Um espaço onde lhe ensinaremos novos conceitos e pequenos truques que ajudarão a tornar a sua vida mais sustentável. No post de hoje trazemos 5 exemplos de economia circular em casa, para que gradualmente você possa transformar sua casa em uma casa ecológica.

Antes de começarmos, vamos fazer uma pequena revisão do que é a economia circular. A economia circular é uma alternativa ao modelo econômico linear que busca separar a atividade econômica do consumo de recursos finitos e eliminar o desperdício, tudo desde a etapa de projeto do produto.

Mas como podemos aplicar esse modelo de economia em nossa própria casa? Abaixo daremos 5 exemplos de economia circular que você pode aplicar em suas próprias casas.

Assim, começamos com 5 truques para tornar sua casa mais sustentável e participar da economia circular fácil.

 

1.    Reparação, economia circular em casa

economia circular busca reduzir o número de resíduos gerados, portanto, é necessário reparar tudo o que for possível em nossa casa. Desde roupas que podem ser remendadas ou reutilizadas como trapos, por exemplo, até eletrodomésticos que parecem não funcionar.

 

 

meio ambiente apreciará que damos todas as oportunidades e vidas possíveis a todos os nossos pertences, pois cada objeto que temos em casa não é apenas lixo, mas também tem uma pegada ecológica e de carbono que ajudaremos a reduzir dando-lhe todos os usos possíveis.

 

2. Consumo responsável, para um planeta sustentável

Além de dar o máximo de vida possível aos nossos pertences, é necessário que, sempre que precisarmos comprar algo novo, o façamos de forma responsável e local.

É vital para o nosso planeta que valorizemos muito todas as nossas compras. Antes de comprar algo vamos nos fazer as seguintes perguntas. Eu realmente preciso disso? É durável? Onde é produzido? Quão sustentável é?

chave para a economia circular é a compra responsável e local. Se comprarmos localmente, não apenas reativaremos a economia de nossa comunidade, mas ajudaremos a reduzir a pegada de carbono de tudo o que consumimos.

 

3. Comprar em segunda mão, a melhor forma de economia circular doméstica

 

 

Uma boa maneira de fazer uma compra responsável que também ajuda a dar uma segunda vida às coisas é comprar em lojas de segunda mão.
Além disso, essas lojas costumam ajudar causas sociais com os benefícios que obtêm, portanto, o benefício de comprar em lojas de segunda mão é o dobro.

 

4. Ajuste o consumo de energia e água

 

Não só pela necessidade de reduzir o preço da conta de luz no final do mês, mas também porque qualquer ajuste no consumo de energia e água é de grande ajuda para o meio ambiente.

Apague as luzes que não são estritamente necessárias, desconecte os aparelhos elétricos que você não está usando (porque eles continuam consumindo mesmo que estejam desligados!!!),… Qualquer pequena ajuda tem um impacto muito grande no planeta.

 

5. Faça compostagem em casa, para uma casa sustentável.

 

 

O último truque que damos para aplicar a economia circular em casa é criar uma composteira. Os resíduos orgânicos representam 40% do lixo que geramos diariamente, portanto, é muito mais eficiente criar um composto caseiro para que todo esse lixo seja convertido em adubo.

Para criar uma composteira doméstica, é tão fácil quanto pegar uma panela velha ou uma caixa de frutas e adicionar camadas alternadas de resíduos úmidos e secos. Você já experimentou?

 

E até agora nossos 5 exemplos de economia circular em casa que vão te ajudar a ter uma casa mais sustentável. Você vai tentar algum, na sua rotina?

O Change Makers oferece curso grátis, mas infelizmente é só para comunidades na Espanha.

Mas podemos segui-los no Instagram , Twitter , Facebook e LinkedIn para saber mais sobre economia circular.

Até a próxima.

Fonte: https://www.soychangemaker.com/economia-circular-en-casa/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *