O olhar de capixabas que participaram da Web Summit

Compartilhe essa notícia

Renato Aboudib Sandri mais uma vez na Web Summit

Já agora ao final de mais uma Web Summit, e em minha quarta participação, fico feliz em ver o interesse dos empresários e pessoas de visão do Espírito Santo que encontrei nessa edição do evento. Afinal, a Web Summit, que nos últimos anos tem atraído cerca de 70 mil pessoas à Lisboa, traz sempre consigo o expoente da tecnologia e do empreendedorismo. São ideias inovadoras vindas de toda a parte do mundo e que de alguma forma podem inspirar empresários e gestores públicos e privados para o desenvolvimento do ES.

Desde soluções inovadoras de startups para aproveitamento de resíduos provenientes das redes de saneamento e estações de tratamento, a modelos de aplicativos de segurança, passando por localizadores, e gestão de rede hospitalar, as ferramentas e aplicações que circulam pelo evento são de grande valia, e podem servir como inspiração para soluções futuras no Espirito Santo.

70.469 participantes foi o número oficial divulgado pela organização do evento

Também há soluções, é claro, em sua grande maioria que impactam o setor privado. O futuro da indústria e do comércio passam pelos corredores da Web Summit. Entre meus contatos, conversas e encontros nas salas de reuniões e estandes no evento, encontrei com alguns capixabas que mostraram a sua visão e abertura à inovação. Com Léo de Castro, atual presidente da Sistema Findes, fiquei a conhecer mais da atualidade e dos novos projetos da instituição. Estava acompanhado também do diretor Luciano Raizer. Comentaram sobre o FindesLab, seus propósitos e objetivos, como também da criação de um fundo a ser administrado pela Findes para apoiar as startups e ideias inovadoras capixabas. E segundo o empresário, o aprendizado absorvido com a participação na Web Summit trouxe informações importantes para dar maior dimensão ao futuro dos projetos. Algo que alguém como eu, que teve que sair do Brasil e abrir um escritório fora do país, por falta de apoio e qualificação profissional do mercado, enxerga como uma iniciativa importante para ajudar no desenvolvimento de ideias disruptivas que possam contribuir para o desenvolvimento do estado e do país.

O empresário Renato Aboudib Sandri (Foto início do artigo), que encontrei, e já agora em seu segundo Web Summit, retorna ao evento com um olhar mais dedicado e preparado para absorver melhor os conceitos e oportunidades como investidor. Como diretor de uma das principais construtoras do estado, inclusive com uma operação hoteleira de alto padrão em Vitória, Renato Sandri também veio a Portugal essa semana, não apenas para o evento, mas para a entrega de mais um empreendimento de sua construtora, agora no Algarve. Sair do quadrado e ampliar o foco é uma realidade para o empresário, que faz parte de uma nova geração empresarial do Espirito Santo.

 

Bruno Matias apresentando a fintech Unit no evento

Outra grande oportunidade que tive de conhecer em terras lusitanas durante esse nono Web Summit, foi uma promessa capixaba, a Fintech Unit, dos empreendedores Renzo Colnago e Bruno Matias. A solução digital de empréstimos ao mercado tendo como base o crédito consignado via aplicativo, não apenas rendeu a eles um espaço para a apresentação da empresa aos participantes, mas também a exposição de um “picht” para possíveis investidores.

Esta Web Summit foi para mim uma alegria. Não apenas por estar mais uma vez ampliando meus próprios horizontes, avançando nossos negócios e networking com parceiros novos e atuais, mas também pela a oportunidade de reencontrar e conhecer capixabas que acreditam na inovação e estão com a cabeça aberta para esse novo mundo. É bom ver esse momento de busca por novas informações e ferramentas inovadoras, que instigam o empreendedorismo do capixaba, motivo pelo qual escrevo voluntariamente esta coluna.

Honra em estar no palco principal com o Primeiro Ministro, o Prefeito de Lisboa e o CEO da Web Summit

Fiquei também muito feliz, e exponho aqui a minha grata surpresa ao entrar pelo hall principal do evento e ver o painel com a imagem de abertura da Web Summit do ano passado, onde eu estava no palco ao lado do Presidente da Câmara de Lisboa, do Primeiro Ministro de Portugal e do CEO do evento, onde eu representava, junto com as startups de excelência portuguesas, o mundo das startups presentes. Realmente estar no palco dessa arena lotada nesses últimos anos, é de um orgulho e uma valorização sem igual para qualquer empreendedor.

Espero ter conseguido aqui colaborar com os empreendedores do meu estado natal, registrando um pouco sobre o que foi a Web Summit 19, além de mostrar momentos do meu dia a dia, sempre envolvido nesse ecossistema de inovação europeu das startups, nesses meus quase 7 anos em terras portuguesas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *