É GRANDE O NÚMERO DE PEQUENAS EMPRESAS DESPREPARADAS PARA A LGPD

Mais um grande dia aqui com vocês e recebo hoje a participação de um convidado muito especial, Luiz Fernando Nóbrega, é atuante na matéria de Compliance e LGPD e veio aqui para demonstrar dados importantes sobre a Lei Geral de proteção de dados e o despreparo das pequenas empresas no Brasil para adequação desta que ja está em vigor.

Segundo uma pesquisa realizada pela ICTS Protiviti, ainda é alto o número de micro e pequenas empresas (MPEs) despreparadas para atender aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

No primeiro mapeamento que foi divulgado em Novembro de 2019, das 61 MPEs do total de 104 empresas pesquisadas, 44 ainda não haviam iniciado alguma ação para mapear dados pessoais sensíveis, que é uma das principais exigências da lei.

Na segunda versão do estudo, das 136 micro e pequenas empresas participantes de um universo total de 192 organizações respondentes, 101 delas não iniciaram o mapeamento. Ou seja, anteriormente, 72% não estavam enquadradas e, no atual, o percentual aumentou para 75%, segundo a ICTS Protiviti.

E não para por aí! Outro dado da pesquisa que tem chamado a atenção é o fato de 84% não terem ainda mapeado suas bases legais e 81% não capacitaram ainda seus colaboradores em relação às novas regras.

Ainda temos muito trabalho a ser feito. Será que os pequenos empresários estão se preparando?

Luiz Fernando Nóbrega, é formado em Ciências Contábeis, é Compliance Officer formado pela LEC – Legal and Ethics Compliance, pós graduado em Administração de Marketing e Recursos Humanos e Controladoria e Finanças. Tem MBA em Liderança pela Anderson University – Carolina do Norte – USA, atua também como Perito Contábil na qualidade de Perito do Juízo e Assistente Técnico, foi Presidente do Conselho de Contabilidade São Paulo (2012/2013).

 

 

Até breve!

Tamires Endringer

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *