DESPERDÍCIO NO SERVIÇO PÚBLICO

Em matéria publicada no jornal potiguar O POTI (Diário de Natal), reportagem mostra que a gestão pública é vulnerável ao requisito GESTÃO EFICAZ e produtividade. Na verdade, nestes últimos 20 anos de trabalho nesta área podemos dizer que os exemplos ruins superam em muito os bons exemplos e bons resultados na área da gestão pública, em especial, nos municípios.

A carência de educação e capacitação nas áreas vitais do processo de administração  e liderança focada em resultados é total. Enquanto a administração privada trabalha com índices de capacitação e treinamento de pessoal acima de 100 horas por pessoa e por ano, no ambiente público este número não chega, muitas vezes, a no máximo 10 horas.

O POTI – TCE quer devolução de R$ 46,9 milhões

Valor é referente às irregularidades detectadas, desde 2010, na administração dos municípios potiguares. fonte: [email protected]

Segundo O POTI, “os prefeitos do Rio Grande do Norte têm demonstrado inabilidade na gestão dos recursos públicos. Algumas vezes, erram por ineficiência ou falta de conhecimento. Outras, por má-fé. O fato é que as irregularidades no trato com o dinheiro do povo se tornaram rotina nas gestões municipais. Além das prefeituras, os órgãos da administração indireta do Estado também figuram na lista dos que praticaram ações indevidas.

De janeiro de 2010 a julho de 2011, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já ordenou a restituição de R$ 46,9 milhões, utilizados de forma considerada irregular, aos cofres públicos. Foram julgados 1.980 processos nos municípios do estado. Eles culminaram com multas que somam R$ 7 milhões. Os números assustam e podem aumentar. Com o mutirão do TCE para acelerar os processos que tramitam no Tribunal, mais irregularidades deverão ser detectadas.”

Os diagnósticos que temos feitos com foco na GESTÃO ESTRATÉGICA de municípios brasileiros, descartando a questão  de “má fé” abordada pelo jornal, nos mostra um quadro extremamente preocupante em termos de competência gerencial para a obtenção de melhores resultados à população.

A saída deste ambiente tumultuado e ineficaz, está na visão e prática de um novo modo de gestão que não irá funcionar sem Educação, capacitação, planejamento, controle e melhorias contínuas no serviço público. O resto é apenas falação, ou seja, o “embromation system”.

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