QUALIDADE E REDUÇÃO DE CUSTOS NO SERVIÇO PÚBLICO

À exemplo das ações empreendidas pelo CEBICT  nos municípios do Norte do ES (Pinheiros, Boa Esperança e Montanha) em termos de métodos de efetividade da Gestão Pública municipal, utilizando uma sistemática já consolidada e experimentada em várias organizações em todo o Brasil. A metodologia CEBICT parte de um diagnóstico de gestão focando as áreas do Gerenciamento, Organização, Tecnologia da Informação, Planejamento, Recursos Humanos e Visão Sistêmica, e em seguida a elaboração de um plano de trabalho que tem como objetivo a redução de desvios no sistema de gestão e proposição de novos processos e desafios.

Na visão da eficácia do processo da GESTÃO PÚBLICO, a figura mostra as 4 qualidades a serem aferidas para o atingimento da produtividade máxima: Qualidade do Planejamento, Qualidade do Projeto (instalações e infra estrutura), Qualidade da Execução dos processos internos (Qualidade intrínseca), e Qualidade no uso do produto ou serviço pelo cliente ou cidadão. A produtividade é conseguida pelo conjunto das “qualidades” mencionadas em relação à redução dos custos para obtê-las.

A experiência do MBC

O MBC com o seu PMGP vem obtendo bons resultados em suas experiências tendo como objetivos a melhoria dos resultados dos serviços e ao mesmo tempo, a redução dos custos em todas as áreas do serviço público.

Segundo matéria do Portal MBC, foram apresentados nessa última sexta-feira (28/10) os resultados alcançados com o Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP) em Londrina (PR). Com o trabalho nas frentes de receita, despesas e reestruturação operacional de procedimentos foi possível gerar um ganho de R$ 49,3 milhões. Durante a cerimônia de divulgação participaram o prefeito Barbosa Neto, o secretário de planejamento Edson Sousa, representantes da sociedade civil e os empresários patrocinadores.

De acordo com os números oficiais, o município alcançou R$ 42,6 milhões em eficiência de gasto no período de março de 2010 a setembro deste ano. O saldo superou a meta inicialmente proposta, de R$ 20 milhões. A frente de despesa apresentou uma economia de R$ 6,7 milhões. No total, Londrina gerou um ganho de R$ 49,3 milhões, o que significa um retorno de R$ 17 a cada R$ 1 investido.

Já a reestruturação operacional de procedimentos foi implementada na Secretaria de Saúde e no setor de compras do município.  A partir da adoção de métodos mais modernos de gestão, o MBC prevê contínuos benefícios com o rearranjo das atividades da Secretaria e com o uso do pregão eletrônico, com maior transparência nas compras feitas pela Prefeitura.

O Programa PMGP

Executado com sucesso em 11 governos estaduais, oito municípios, dois tribunais de justiça estaduais e órgãos do Executivo, o PMGP propõe ganhos de competitividade e exigência na gestão das instituições públicas, a partir da aplicação de métodos e ferramentas de planejamento estratégico, gerenciamento matricial de receitas e despesas, redesenho de processos e gerenciamento de projetos. Nos últimos cinco anos, o Programa já alcançou a marca dos R$ 14,2 bilhões em ganhos orçamentários, com investimento de R$ 78,7 milhões em recursos privados – um retorno global de R$ 180 por real investido.

Fontes: portal do Movimento Brasil Competitivo-MBC e arquivos CEBICT.

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