EFICIÊNCIA AMBIENTAL

SUSTENTABILIDADE – ESCRITÓRIO E EMPRESA VERDE

Dicas práticas para colaborar com o MEIO AMBIENTE. Fonte: Hines – Revista Liderança e PROJETO 5S – CEBICT e Uma Verdade Inconveniente – Al Gore (Video sobre as Mudanças Climáticas).


Instale sensores de presença em salas de reuniões, corredores e banheiros para que as luzes sejam desligadas automaticamente quando o ambiente não estiver sendo usado.
Onde possível, abra novas janelas e instale coberturas translúcidas para a melhoria da luminosidade e ventilação, economizando energia elétrica.
Desligue computadores, impressoras e monitores ao deixar o escritório. Isto inclui desligá-los da tomada, porque consomem energia mesmo desligados. O mesmo pode ser aplicável a máquinas e equipamentos que ficam no modo Stand By por toda a empresa.
Substitua lâmpadas incandescentes pelas compactas fluorescentes. Faça revisão do projeto de iluminação em toda a empresa e em onde for viável, instale cordões “liga-desliga” para cada conjunto de luminárias.
Para impressoras e copiadoras, utilize folhas contendo pelo menos 30% de papel reciclado.
Prefira copos, canecas e talheres reutilizáveis.
Plante árvores (no mínimo uma árvore por pessoa por ano) no pátio da empresa, área de lazer, estacionamentos, etc.
Recicle pelo menos 25% do seu lixo (estabeleça um programa interno de coleta seletiva do lixo)
Institua o PROJETO 5S em toda a empresa – Os 5 Sensos: UTILIZAÇÃO/DESCARTE, ORGANIZAÇÃO/ORDEM, LIMPEZA, HIGIENE/SAÚDE e AUTODISCIPLINA.
Desenvolva procedimentos claros para a reciclagem através da EDUCAÇÃO, estimulando o comprometimento de todos.
Crie depósitos e áreas de manuseio para a coleta de papel, papelão, vidro, plástico e metais. Especial atenção para a disposição final de materiais tóxicos e radioativos.
Incentive a responsabilidade social através de projetos de voluntariado com participação dos funcionários em causas sociais em suas respectivas comunidades.
Substitua viagens à negócios pelas novas tecnologias de comunicação em vídeo-conferência e ou internet.
Instale persianas para a melhoria do conforto térmico e economia de energia em todos os setores.
Instale filtros de água eficazes e com bom processamento e qualidade final da água para substituir a compra do produto engarrafado.
Desenvolva bons projetos que possam utilizar o aquecimento solar para água, energia eólica, aproveitamento da água de chuva para uso doméstico, entre outras técnicas do uso inteligente dos recursos naturais.
Troque o uso do Celular pelo Skype, E-Mail, e outras tecnologias cujo custo já está embutido nas contas de provedores de internet.
Realize trimestralmente auditorias através do comitê do Projeto 5S para checar o bom andamento das atividades e promover as melhorias planejadas. Premie os bons resultados e promova a participação e comprometimento de todos com a sustentabilidade.
Incentive os empregados na aplicação destes princípios e dicas em suas próprias residências.
Divulgue sistematicamente os bons resultados atingidos e promova novas metas e desafios para todos.
Envie suas sugestões para a melhoria deste conjunto de idéias e práticas pelo email: [email protected].

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *