GESTÃO DA SAÚDE – e a Política Nacional de Resíduos Sólidos

QUALIDADE TOTAL

GAF 2014_005Com a revolução das técnicas gerenciais japonesas, principalmente no início dos anos 70, os fundamentos do TOTAL QUALITY CONTROL – TQC foram amplamente difundidos para todo o mundo. O setor da indústria foi o primeiro a adotar os conceitos e práticas do TQC com os ensinamentos do guru japonês Kaoru Ishikawa com base nas formulações do Dr. Edward W. Deming e também do Dr. J. M. Juran especialistas americanos na área da gestão da qualidade.

As técnicas aplicadas no processo de gestão incluíam o famoso Kaizen, já presente nas normas ISO 9001-2008 como processo de melhorias contínuas nas organizações.

O setor da SAÚDE procurou se adequar em todo o mundo de forma a obter certificações que pudessem comprovar sua adequação aos parâmetros e requisitos da qualidade ao cliente. Várias ações no Brasil foram implementadas desde a discussão da implantação do Prêmio Nacional da Qualidade da FNQ, buscando indicadores que pudessem auxiliar na prevenção e correção de problemas na área, e ao mesmo tempo, estabelecendo modelos de gestão que possam melhorar a qualidade e a produtividade.

Gerenciamento de resíduos como parte do processo da Qualidade na Saúde.

A empresa capixaba TECNOCLEAN, certificada no sistema de gestão pela ISO 9001.2008, promove hoje, a partir de 13;30h em sua sede no bairro Espírito Santo – Vila Velha,  o seu 3º. Curso sobre a questão do gerenciamento dos resíduos sólidos na saúde.

Ao mesmo tempo, a iniciativa da empresa traz total sinergia com as comemorações do DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE em razão da pertinência do assunto/tema com as comemorações em pauta.

Segundo informações da empresa, com intuito de melhorar a qualidade dos serviços em relação à saúde pública, entrará em vigor em Agosto 2014, a lei 12.305. Essa lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo que as instituições de saúde possuam em seu quadro de pessoal, profissionais treinados e capacitados a coletar, transportar, acondicionar, destinar e certificar seus resíduos de saúde.

Sendo assim, é importante que os profissionais do setor se adequem as novas normas técnicas de limpeza para que entendam como essas mudanças irão afetar o dia a dia de trabalho. Ter uma equipe informada e tecnicamente preparada é importante na proteção da sociedade. Essa nova política de regulação irá estruturar um novo padrão para o gerenciamento do lixo que terá consequências benéficas para o segmento.

GAF 2014_002Com o intuito de trazer soluções para o mercado de limpeza e higienização, a Tecnoclean traz mais uma iniciativa exclusiva para os profissionais de saúde que é o curso básico de “Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde”. Será uma oportunidade de ouvir de um profissional especializado, dicas e informações importantes que vão ajudar muito no  trabalho e segurança de todos que estão sob responsabilidade dos profissionais de saúde.

O objetivo é promover o conhecimento sobre as novas práticas regulatórias e como essa regulação irá trazer benefícios tanto para as organizações de saúde como para o meio ambiente e sociedade. Além de regularizar, padronizar e afastar os riscos de todas as empresas de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios, salões de beleza, etc., todas as empresas que prestam algum serviço na área de saúde e que consequentemente, geram resíduos, terão agora que por lei, destinar esse através de uma empresa credenciada que possua autorizações específicas para realizar esse tipo de serviço, pois as prefeituras não mais farão as coletas dos lixos hospitalares. Isso evitará a propagação de doenças e aumentará a qualidade de vida de todos os envolvidos, direta e indiretamente.

Participarão desta etapa cerca de 12 hospitais/unidades de saúde e 26 especialistas.

O curso será ministrado pelo Prof. David Salles da Hucam/UFES.

Informações adicionais com Sr. Eduardo da Tecnoclean no telefone 27 21040015 e também no www.tecnoclean.eco.br

GAF 2014_004

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *