TRABALHO EM EQUIPE – fundamental!

Ashampoo_Snap_2013.02.16_19h39m51s_007_

Discutir o trabalho em equipe é prioritário. Vencer o egocentrismo, o isolamento e velho refrão “manda quem pode obedece quem tem juízo” é tarefa indispensável. No conjunto da obra, é inegável o ganho das organizações públicas e privadas com adoção de um método de gestão com base na criatividade e inovação presentes na administração participativa, onde se valoriza a contribuição sinérgica das pessoas.

A questão principal é a liderança ou gerenciamento com foco nas pessoas e suas habilidades e capacidades de mudar o ambiente para melhor. Do livro Adapte-se ou Morra, FAST COMPANY – Sextante, observamos essa difícil, mas importante tarefa.

Segundo Howard Gardner, professor da Universidade de Harvard e especialista em como as pessoas aprendem e lidam com as mudanças necessárias do mundo moderno, existem 5 ideias que irão ajudar no relacionamento com pessoas e equipes focadas em resultados de produtividade. São elas:

Conecte-se com sua equipe. A comunicação é uma união entre credibilidade e confiança, diz Gardner. Você não pode obrigar seus funcionários a gostarem de você, mas pode – e deve – fazer todo o possível para se tornar digno da confiança deles.

Use a lógica Conectar-se com a equipe é importante, mas você precisa defender bem o seu argumento. Exponha-o passo a passo, sendo o mais claro possível. O uso da lógica pressupõe o uso de Método para auxiliar na compreensão e melhor o índice de sucesso na obtenção de resultados. Um dos método mais eficazes e simples é o 5W2H – na estratificação e formulação lógica de um projeto, plano ou ideia.

Saiba o que você está enfrentando. “É essencial para qualquer líder gerencial estar ciente das resistências” Diz Gardner. Os focos de resistências, independentemente dos motivos poderão minar um belo trabalho em equipe e comprometer profundamente os resultados da organização.

Ofereça recompensas – com cautela. Recompense as pessoas que ajudam a promover as mudanças que você deseja. Mas, fique atento à falsa lealdade. “Recompensas poucas vezes mudam a mente de forma definitiva”, diz novamente Gardner.

Comunique-se abertamente e com frequência. Divulgue sua mensagem de várias maneiras e em diferentes ocasiões. Gardner afirma: “Quanto mais detalhes você der, maiores as chances de ser entendido.”. Obviamente que é preciso ter cuidados especiais na comunicação dos detalhes para não ser prolixo, ou demasiadamente cansativo, acabando por afastar os interessados do conteúdo da comunicação.

Em todos os locais, nos projetos diretos que tivemos a oportunidade de trabalhar e defender nossas ideias, sempre ficou muito claro que uma equipe capacitada, educada e colaborativa, consegue resultados surpreendentes. Tal afirmação pode ser atestada pela equipe da Qualidade Total da antiga CST, com Cleomar, Suzana, Péricles, José Marcos e mais 4 ou 5 colaboradores, e seus resultados ao longo de mais de 10 anos em mobilização de equipes.

Atualmente estamos mobilizando a equipe da FUNDAÇÃO ESPÍRITO SANTENSE DE TECNOLOGIA – FEST – Fundação de apoio à Universidade Federal do ES – UFES – e podemos constatar na prática que equipe consciente, preparada e motivada é o segredo dos bons resultados que estão sendo alcançados.

Pense e faça acontecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *