EQUIPES EFICAZES – breve roteiro para a melhoria dos resultados

Reflexão do livro ADAPTE-SE OU MORRA – Fast Company: “Quatro coisas caracterizam uma grande equipe. Um: Os membros da equipe precisam estar envolvidos e comprometidos com um objetivo comum. É isso que estimula as pessoas, fazendo com que se esmerem priorizando a qualidade em tudo que se faz.

Ashampoo_Snap_2015.01.10_13h15m03s_002_Dois, os membros precisam ser motivados pelos resultados da equipe, não por resultados individuais. Para que isto aconteça, é preciso lidar com a questão das recompensas. As pessoas precisam ser capazes de colocar de lado seus próprios objetivos em favor dos objetivos da equipe.

Três, o grupo precisa ser heterogêneo. A equipe deve ser constituída de pessoas que pensem de maneira diferente – pensadores intuitivos e pensadores lógicos.

Quatro, nas melhores equipes, ninguém hesita em agir por medo de sair de sua área de responsabilidade. Bons profissionais partem para a ação. Não ficam ruminando se aquilo é atribuição deles ou se irão ofender alguém.”

Os quatro pontos são resultantes da citação de Mike Maerz, cofundador presidente e CEO da Etrieve Inc.

Acrescentamos aos 4 pontos uma importante tarefa que é o da liderança de equipes. Liderar equipes de alta performance exige habilidades dos gestores que vão muito além da chefia tradicional. É o caso do maestro da orquestra – entende do ofício, domina algumas ferramentas vitais e possibilita que a equipe apresente harmoniosamente um belo espetáculo. Para concluir podemos afirmar que empresas de sucesso tem no seu DNA equipes de alto nível que ajudam fortemente na obtenção dos melhores resultados, lideradas por gestores igualmente qualificados para a realização da sinergia e qualidade nos processos e produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *