COMPORTAMENTO E A PRODUTIVIDADE – pontos fundamentais.

Ashampoo_Snap_2015.05.25_20h55m23s_003_

A base do quadro acima é o livro de Richard Ott – Como Liberar sua Produtividade, de 1995. Nos chama a atenção o fato das premissas dos Fatores Bloqueadores e Fatores Estimuladores estarem tão atualizadas em nossas relações em todos os tipos de organizações que buscam bons resultados de qualidade e produtividade.

A leitura do livro em sua totalidade é fundamental, embora, acredito que não tão fácil achá-lo nas livrarias normais, mas com certeza poderá ser encontrado nas livrarias da internet.

No primeiro bloco vem um destaque muito interessante como fator bloqueador, a tal da PREOCUPAÇÃO. Lembramos de uma intervenção a alguns anos atrás aqui em Vitória,  do Carnavalesco, saudoso Joãozinho Trinta,  quando dizia que o mal do brasileiro é a tal da preocupação que significa estar ocupando a mente antes dos verdadeiros fatos ou de suas reais evidências positivas – o melhor seria, ESTAR OCUPADO com o problema ou solução.  Bastaria portanto eliminar o PRÉ e focar na OCUPAÇÃO.

Nosso leitor, ao observar os pontos seguintes notará que são todos  muito importantes no que se refere a busca e eliminação de bloqueios à nossa produtividade.

No segundo bloco estão os fatores ESTIMULADORES. Em meados dos anos 90 ainda não tínhamos a revolução dos Smartphones, mas alguma coisa já alertava para que tivéssemos uma ATENÇÃO ALTAMENTE CONCENTRADA para que a produtividade no trabalho pudesse ser alcançada. Hoje, nos dias atuais muito do que temos em tecnologias avançadas podem ser oportunidades de melhoria da produtividade como também pode se constituir em DESVIO DE ATENÇÃO e perda de qualidade e produtividade no que se faz. Exemplos: Redes sociais mal utilizadas (facebook), emails do tipo spam, jogos pela internet e outros acessos inúteis, entre várias outras ameaças.

Os demais pontos sugerem um bom planejamento de trabalho, controle da ansiedade, amplitude e foco da visão em tudo que se faz, pensar adiante e principalmente a busca da diferenciação pela inovação.

Pense e aja no sentido da produtividade reduzindo os bloqueios e ampliando os estímulos à qualidade, produtividade e inovação na sua vida e na sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *