Sapatos enlameados – ferramenta do Planejamento Estratégico.

estrategiaÉ vital para a organização a formulação de um plano estratégico (PE), do tipo: onde estamos e aonde queremos chegar…

A consolidação do PE é conseguida a partir do amplo envolvimento e comprometimento dos participantes contando com uma liderança capaz de colocar em prática as 4 lições essenciais para trabalhar com estratégia ( Carlos Alberto Julio – A Arte da Estratégia).

Como na figura ao lado, destacamos os procedimentos para a definição da estratégia e os elementos que validam sua essência – tempo, recursos e a cultura do pensamento estratégico.

Chegar ao destino (Objetivo, alvo, resultado…) vai depender do ajuste do foco com disciplina aplicada ao controle e acompanhamento.

Muitos insucessos ligados ao Planejamento Estratégico das organizações está muito mais em falhas no controle e acompanhamento do que propriamente na metodologia. Nos últimos anos presenciamos vários bons modelamentos estratégicos que possibilitaram belíssimos e riquíssimos  manuais onde o “day after” simplesmente não aconteceu por falta de liderança, disciplina e persistência na busca dos objetivos estruturados.

Finalmente, citamos a diferenciação – união da criatividade com a inovação, de forma a trazer para o ambiente do Planejamento uma forma de trabalho dinâmica, estimulante e inovadora para a organização e também para os clientes do planejamento.

Planejamento exige conhecimento, coragem, criatividade e muito trabalho duro. Não é um exercício de escritório, mas uma ferramenta prática que exige, como dizia Takeo Mihira (KSC/CST), sapatos enlameados, ou seja, planejamento exige presença e trabalho de campo, o tempo todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *