Tempo de turbulências na economia – orientações da especialista Adriana T. Lima

Postura emocional pode ser a chave para superar crise econômica

Especialista do Grupo Educacional Augusto Cury orienta funcionários e empresas a manterem-se firmes e otimistas diante dos períodos de turbulência

GAF_2016.06.19_22h12m50s_013_O delicado momento econômico atual levou o Brasil a bater a triste meta de ter mais de 11 milhões de desempregados. A situação de alerta motivou profissionais e empresas a rever seus conceitos e a buscar formas alternativas para se reinventar na carreira, seja para manter a atual posição profissional ou para procurar uma nova colocação no mercado de trabalho. Neste momento de mudanças, a postura emocional pode ser uma grande aliada para fazer a diferença no mercado.

A necessidade de mudar a postura diante do cenário negativo pode ser a chave para quem quer enfrentar e vencer os desafios. Esta é a dica da gerente de RH do Grupo Educacional Augusto Cury, Adriana Tomaz Lima. “Podemos olhar para o cenário atual com sabedoria, buscando oportunidades ao invés de nos aprisionarmos emocionalmente no cárcere do medo e do perigo”, alerta a especialista.

De acordo Adriana, é na hora da crise que as pessoas encontram a coragem para fazer as mudanças que já sabiam que deveriam ser feitas e foram adiadas. Além da necessidade de haver uma mudança de postura entre os funcionários, ela lembra que é importante a empresa manter uma comunicação clara e transparente com a equipe para manter o nível de envolvimento e engajamento de todos.

Para os profissionais que estão se sentindo ameaçados, mas ainda mantêm os empregos, a gerente alerta queGAF_2016.05.04_10h55m05s_009_, na hora da crise os empresários buscam manter os profissionais de maior custo benefício. Desta forma, cabe aos funcionários ampliarem seus conhecimentos e contribuírem para o crescimento da empresa. “É nesta hora que o colaborador precisa aumentar sua produtividade, intensificar a qualidade dos seus serviços, gerenciar ainda mais o tempo e trabalhar de forma eficiente em equipe, para manter a rentabilidade da empresa e consequentemente, seu emprego”, alerta a especialista.

No caso de as demissões serem inevitáveis, Adriana aconselha os profissionais a estarem abertos a novas oportunidades no mercado e a fortalecer suas emoções para enfrentar a dificuldade do momento. “É importante que as pessoas entendam que situações de crise, de tempestades, são inevitáveis em nossa vida, e que a diferença entre uma pessoa que se deixa abater, entra em depressão, e outra que se mantém firme, é justamente como ela olha e encara essas situações”, finaliza.

Salvar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *