Engenharia de Produção – agora com curso noturno na UFES

O Conselho Universitário (CUn) aprovou, no último dia 6 de outubro, a criação do curso de graduação em Engenharia de Produção noturno, com 40 vagas, e que será oferecido no próximo processo seletivo da Ufes por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O mesmo curso, oferecido no período vespertino, duplicou o número de vagas, que passou de 20 para 40. Os aprovados no curso noturno ingressarão no primeiro semestre letivo de 2017, e os do vespertino no GAF_2016.10.14_14h55m44s_004_segundo semestre.

O novo curso será coordenado pelos departamentos de Tecnologia Industrial (DTI) e de Engenharia de Produção (DEPR). Com carga horária de 3.630 horas, terá a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial em, no máximo, 20% do total. De acordo com o professor Rômulo Almeida Cotta, chefe do DTI, o processo de criação do curso foi aprovado em todas as instâncias da universidade – Conselho Departamental do Centro Tecnológico, Câmara de Graduação; Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; e CUn. De acordo com o professor, os levantamentos realizados no projeto indicam que há demanda elevada por acesso ao curso no período noturno.

O professor Herbert Barbosa Carneiro, chefe do DEPR, salienta que o curso terá uma coordenação compartilhada entre os dois departamentos. O curso de Engenharia de Produção possui  GAF_2016.10.14_14h44m49s_001_diversos laboratórios, como Modelagem Matemática, Topografia e Cartografia, Orçamento, Manufatura, e Tecnologias de Apoio a Redes de Colaboração, e também desenvolve atividades de extensão.

Rômulo Cotta ressalta o empenho de professores e técnicos em educação para a criação do curso noturno, e destaca o apoio da Administração Central da Ufes e da Pró-Reitoria de Graduação. “A universidade pública deve ter este compromisso de responder às demandas da sociedade com novas possibilidades de acesso ao ensino superior”, ponderou o professor.

 

Fonte: Texto: Luiz Vital, Edição: Thereza Marinho – https://www.ufes.br/conteudo/ufes-cria-curso-de-gradua%C3%A7%C3%A3o-noturno-em-engenharia-de-produ%C3%A7%C3%A3o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *