ABQ – destaque de egressos MIT/UNIVALE no Dia Mundial da Qualidade

Egressos do MIT/Univale apresentam conferência em Seminário da Academia Brasileira de Qualidade – ABQ

 Reinaldo e Getulio

Getúlio Apolinário Ferreira e Reinaldo Balbino Figueiredo, egressos do curso de Engenharia Mecânica e Engenharia Metalúrgica, respectivamente, do Minas Instituto de Tecnologia – MIT, atual Universidade Vale do Rio Doce – Univale, e integrantes da Academia Brasileira de Qualidade – ABQ participaram do III Seminário ABQ “Qualidade Século XXI – Qualidade no Brasil: Lições a aprender”, no dia 10 de novembro em São Paulo, data que se comemora o Dia Mundial da Qualidade. .

 

Os egressos ministraram palestras no evento, que abordou diversos assuntos como a qualidade no serviço público, na educação e saúde, gestão de compliance e anticorrupção nas organizações e benchmarking: qualidade no Brasil e no Mundo.

 

Reinaldo Figueiredo, formado em 1981, trabalha no American National Standards Institute – ANSI/USA há 17 anos e falou sobre a qualidade de produtos e serviços nos Estados Unidos e GAF_2016.12.03_18h41m42s_007_abordou diferentes caminhos para obtenção da qualidade, embora todos os caminhos tem “O Consumidor ” como destino único. Durante sua palestra foram mencionados os três pontos que impulsionam a qualidade no país: consumidor exigente; competição e legislações e entidades que protegem os consumidores. O engenheiro abordou ainda que as empresas têm que saber o que seus competidores estão fazendo, seguir regulamentações de proteção à saúde, segurança e meio ambiente e, ouvir o consumidor.

 

Getúlio Ferreira, formado em 1976, trabalha na Fundação Espírito-Santense de Tecnologia – FEST, que fornece apoio à Universidade Federal do Espírito Santo – UFES há 2 anos e na Presidência do Centro Brasileiro de Integração e Cooperação Tecnológica – CEBICT há 22 anos e abordou a relação entre Japão e Brasil. Ele afirma que o tema de sua apresentação foi definido a partir de sua experiência com o Sistema Gerencial Japonês.

 

“A experiência iniciou na Usiminas (Nippon Steel) e posteriormente na então Companhia Siderúrgica de Tubarão (Kawasaki Steel Corporation – KSC). Este relacionamento profissional me possibilitou dois estágios técnicos (1985 e 1989) nas Usinas de Chiba e Mizushima no Japão. O aprendizado foi direcionado para o Total Quality Control que em seguida foi transferido para a implantação do programa na Companhia Siderúrgica de Tubarão – CST”, comenta. Getúlio ainda conta que dessa experiência surgiram a publicação de três livros na CST e outros três publicados externamente. As palestras estão disponíveis gratuitamente no endereço da ABQ, através do site: https://www.abqualidade.org.br/Eventos/home.php?videos-abq.

 

Reinaldo relembra seus tempos de faculdade, em que o curso era difícil e exigia muita dedicação. “O curso contava com professores muito competentes e exigentes. Inclusive, destacaria alguns deles, por considerá-los a frente do seu tempo: professora Jurema Barroso Schetine de Cálculo Integral, Mauir Gomes de Campos de Matérias da Metalurgia (Metalurgia Extrativa- Fisico Quimica I, II, III e IV) e Oswaldo Vieira da Silveira, de Inglês. A Biblioteca era um local que tinha muita informação para os alunos que gostavam de estudar. Mesmo sendo uma faculdade pequena na época, suas lideranças despertavam a curiosidade dos alunos, pois por meio de eventos internos e projetos que foram desenvolvidos, nos ajudaram como alunos a vislumbrar um futuro mais promissor e a sonhar com ele”, afirma.

 

Para Getúlio, sua habilidade e dedicação nas aulas MIT fizeram com que ele assumisse o cargo de professor de DT na Escola Técnica da Univale – ETEIT e auxiliaram na sua vida profissional. “O Doutor Armando me descobriu nas aulas de desenho técnico, o que me habilitou a assumir o cargo de professor, juntamente com o colega Danilo Moscon. Logo em seguida fui convidado pelo vice reitor, Luiz Claudio a ministrar a cadeira de Cálculo Numérico e Nomográfico para os alunos do 2º ano das engenharias. Esta experiência acadêmica representou muito em minha vida profissional, GAF_2016.12.03_18h56m30s_008_em especial na conduta gerencial e liderança de pessoas nas empresas que trabalhei após saída do MIT, em especial na Usiminas e na CST, hoje Arcelor Mittal. A cada desafio vencido eu voltava no tempo para refletir sobre a importância do rigoroso e bem estruturado curso de engenharia que tinha no Prof. Talmir Canuto Costa (reitor MIT e professor de Física) nosso mais exigente líder do nosso aprendizado seja como aluno como também como professor do Sistema da Fundação Percival Farquhar”, relembra.

 

Os egressos recomendam educação continuada após a graduação, participando de cursos que desenvolvam habilidades para falar em público e negociação, gestão e liderança de pessoas, elaboração de relatórios, idiomas, principalmente inglês e espanhol, além da busca constante de troca de experiências, especialização e participação de missões técnicas no exterior que, em muitos casos, estão sendo organizadas pelas Federações das Indústrias, SEBRAE, Institutos de Pesquisa, Fundações e outras entidades.

 

Reinaldo finaliza com uma mensagem para os alunos dos cursos de Engenharia da Univale: “Keep dreaming and you will find the Job you want” (Continue sonhando e você irá encontrar o trabalho que deseja). Getúlio também deixa uma: “Gosto muito de uma frase simples e direta de Steve Jobs, fundador da Apple: ‘Quero deixar uma marca no universo’”.

fonte: www.univale.br / Ayla Mattos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *