A crise e a Motivação – reflexões e atitudes!

Falência Motivacional
Enviado pelo amigo paranaense e empresário capixaba,  Gilson Bosio

O texto, Motivação e Sucesso,  a seguir tem aproximadamente 10 anos que foi publicado no administradores.com, mas considerando nosso atual ambiente de crises e de profundas disfunções e do próprio caos no campo da política nacional, resolvemos republicá-lo e ao mesmo tempo convidar o leitor a uma reflexão sobre a temática da Motivação como incentivo básico para se fazer algo de bom e atingir o sucesso.

GAF_2016.07.17_21h37m51s_057_De uma forma geral, para iniciarmos nossa leitura e reflexão, é bom reafirmar os conceitos básicos do sucesso de uma nação a partir da COMPETITIVIDADE. Não haverá nação rica em ambiente empresarial inconsistente, fraco e incompetente. Para buscarmos a competitividade será necessário termos gestão de alto nível com base na seguinte equação: Qualidade, Inovação, Produtividade e por fim, a Competitividade. E para refrescar a memória, o estado não produz o PIB, quem produz são as empresas, correto?

As notícias tem sido muito ruins para todos nós brasileiros: Caímos no Ranking de Competitividade mais uma vez: Notícia da FDC/WEF, O Brasil perdeu 18 posições no ranking que avalia a competitividade de 140 países, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral. Na 75a colocação – a pior posição na série histórica –, o país sofre com a deterioração de fatores básicos para a competitividade, como a confiança nas instituições e o balanço das contas públicas, e fatores de sofisticação dos negócios, como a capacidade de inovar e a educação.

As notícias ruins não param por aí: Estamos muito mal no Ranking do PISA: Dados do Pisa, prova feita em 70 países, foram divulgados logo no início de dezembro; O Brasil ficou na 63ª posição em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª colocação em matemática. Lembre-se, estamos concorrendo com 70 países.

Lições que devem ser apreendidas, vamos ao texto:

Motivação e sucesso

O Presidente mundial da Renault, o Brasileiro Carlos Ghosn, o homem que tirou a Nissan da falência e é considerado o Henry Ford do século 21 diz o seguinte: “A única coisa que faz a diferença é a motivação. Se você perder a motivação, aos poucos você perde tudo.” O próprio pensamento de Henry Ford nos traz a tona a importância do caminho que escolhemos com foco em motivação e atitude quando disse: “Se você pensa que pode ou pensa que não pode, de qualquer forma você estará certo”.
Uma empresa nunca quebra hoje. Quebra cinco anos antes. Não é falência financeira é falência motivacional. Os motivados enxergam oportunidades nas dificuldades… Os desmotivados enxergam dificuldades nas oportunidades! Os positivos fazem… Os negativos reclamam.
A escolha entre ser otimista ou pessimista é de cada ser humano e construirá toda uma estrada em que ele irá trilhar. 82% das maiores empresas do mundo vieram do absolutamente nada”, vieram da garra de seus fundadores, do compromisso destas equipes de trabalho que acreditaram no seu talento, no seu modelo de ação e construíram a sua grande diferença em relação aos outros no mercado. Apenas 18% foram heranças de uma geração para outra.

Lembro-me da história do burro que movimenta o carro enquanto seu dono fica balançando uma cenoura à frente do seu nariz. O dono do burro pode estar indo aonde deseja ir, mas o burro está correndo atrás de uma ilusão. Amanhã só haverá outra cenoura para o burro.

O que faz a diferença entre ricos e pobres no mundo é a maneira de se pensar e o plano de ação após ideias que podem ser maravilhosas desde que colocadas em prática… Caso contrário elas irão se juntar no cemitério de milhões de ideias que iriam” revolucionar o mundo. Iriam, porque não saíram do papel ou sequer do pensamento.
A questão é: O que você está fazendo com suas ideias? O que faz com os seus pensamentos? Como anda o planejamento de sua vida e de seu trabalho?
O ano está acabando e as promessas precisam ser reestruturadas e repensadas para os novos desafios. Não há tempGAF_2016.12.04_20h49m23s_003_o a perder, vamos à luta!

Em tempo: Outubro 2016, Folha de São Paulo: O brasileiro Carlos Ghosn também assumirá o comando da Mitsubishi Motors – veja no destaque.

Fontes: Consultor Gilclér Regina, Administradores.com, Folha de São Paulo,  comentários e ilustração: Getulio

Salvar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *