Engenharia da Produção – Focando desempenhos Classe Mundial

No início deste mês de Junho deu-se continuidade ao projeto da Pós Graduação Engenharia da Produção na WEG Linhares. Estamos executando a 3a etapa do projeto no modelo “In Company” que tem a coordenação técnica do Centro Tecnológico da UFES através dos Professores Herbert Carneiro e Geraldo Sisquini.

Nesta etapa conduzimos a disciplina do World Class Management – WCM, que agrupa uma série de técnicas e metodologias que tem como finalidade a melhoria dos padrões de qualidade, inovação, produtividade e competitividade no nível mundial. No âmbito da WEG o projeto é chamado de WMS e é conduzido pelo ExecutivoGAF_2017.06.19_08h46m46s_001_ da WEG, Eduardo Hummes e sua equipe.

Como pode ser visto no diagrama causa-efeito o WCM tem como sistema de causas o Toyota Production System – TPS e seus 10 pilares fundamentais: Segurança, Custo, Melhoria Focada, Manutenção Autônoma/Organização dos Postos de Trabalho, Manutenção Profissional, Logística, Gestão Preventiva de Equipamentos, Desenvolvimento de Pessoas e Meio Ambiente/Energia/Sustentabilidade.

Outro bloco de causas refere-se ao Total Quality Control/Total Quality Management cuja filosofia também tem bases nipônicas e se relacionam perfeitamente com o método da Toyota aproximados pela metodologia (vide 14 pontos) do Dr. W.E. Deming. A qualidade por toda a empresa no modelo em questão prega o controle “in process” de forma a melhorar a qualidade e produtividade de forma contínua via Grupos Participativos/Círculos de Controle da Qualidade ou Grupos de Melhorias Contínuas (Kaizen). Todo este conjunto de métodos e técnicas deve ser aprofundado com a ajuda das ações coordenadas e focadas da Engenharia Industrial ou Unidade Técnica da empresa.

No conjunto das ações, projetos e resultados deve-se ressaltar a permanente busca da Inovação em adição ao processo de gestão da rotina e seus controles de desempenhos. O que se busca portanto é a conjugação de métodos, técnicas e ferramentas dentro de uma sinergia gerencial de alto nível tendo como foco o cliente, tanto no sentido do “marketing in”, ou seja, trazer as aspirações e desejos do mercado para dentro da empresa e seus processos, como também no sentido do “product out”, ou seja, no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos que irão impactar positivamente o mercado com novidades ditas “não esperadas ou demandadas”.

A turma formada na sua maioria por engenheiros é composta por 40 profissionais da empresa. Nas fotos do quadro a seguir estão os resultados dos exercícios usando o Método Clic KJ (Kawakita Jiro), ou Affinity Diagram cujos temas foram definidos na Implantação do WCM na empresa, Gestão dos Custos e Desenvolvimento dos Recursos Humanos visando o sucesso do WCM.

GAF_2017.06.19_09h03m00s_004_As próximas etapas estão definidas no programa geral do Curso, sendo: Pesquisa Operacional, Custos e Análises Econômicas de Investimentos, Ferramentas e Indicadores de Qualidade e Produtividade, Pilares da Filosofia Lean, Planejamento e Controle da Produção, Lay Out orientado ao fluxo de Produção, Tempos e Métodos, Gestão da Produção e Operações, Logística Lean, Implementação de Lean Manufacturing, Gestão de Manutenção, Avaliação da Qualidade e Ciclo PDCA e Kaizen.

As disciplinas Metodologia da Pesquisa, Prof. Edilene e Estatística, Prof. Sisquini foram executadas nos meses de Abril e Maio do corrente ano.

 

 

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

4 Respostas para “Engenharia da Produção – Focando desempenhos Classe Mundial

  1. O mundo empresarial segue rumo a cada vez ter lucros maiores…e o mapa para essa mina está na direção da india e China..onde todos esses estudos se tornan irrelevantes…afinal quando se fala em custo benefício se esquece o ser humano.

  2. Excelente aula! Foi uma grande oportunidade ter participado dessa disciplina. Ótimo aprendizado! Meus parabéns, professor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *