Vencendo nossa Guerra contra a Crise – O momento é agora!

Vivemos momentos das grandes expectativas de melhores resultados na economia brasileira e também nos demais setores estratégicos, entretanto é preciso reconhecer que apesar da necessidade de grandes saltos nos resultados vivemos e convivemos com falhas básicas que incomodam e não dão sustentabilidade aos objetivos maiores.

Falamos muito em inovação e pecamos na execução da gestão mais simples e necessária ao desenvolvimento. Falamos da Ciência e damos pouco valor a Educação. Nesse momento é importante lembrarmos das lições advindas do método japonês de gestão – simples e objetivas na busca de resultados.

GAF_2016.03.24_16h39m47s_002_Kaoru Ishikawa foi o propagador do Total Quality Control e considerado também o pai dos Círculos de Controle da Qualidade – os famosos CCQ’s.

A frase, “Qualidade Total é desafiar o óbvio” está ligada a premissa de que nossa luta permanente é a condição natural de fazer tudo, com todos, pela melhor qualidade. A produtividade e competitividade vem como consequência.

Outro ponto importante é considerar, por exemplo, que um país de primeiro mundo precisa ter empresas de primeiro mundo e por princípio básico colaboradores de alto nível em conhecimento, motivação e resultados. “Nada ocorre por acaso” segundo os gurus da gestão mundial.

Se queremos desempenho classe mundial precisamos rever alguns conceitos importantes:

GAF_2016.03.24_16h41m01s_003_Os 5 pontos aqui evidenciados estão totalmente alinhados com a filosofia do TQM/TQM, Lean Manufacturing, WCM e demais ferramentas que buscam a produtividade nas empresas e também nas organizações públicas e privadas lideradas por gestores comprometidos com o desenvolvimento do país, ou seja, a verdadeira gestão.

Assim como o Japão teve a obrigação de mudar para melhor após sua derrota na 2a. Guerra Mundial, investindo fortemente na educação e melhores práticas em todos os setores do país, está na hora do Brasil reconhecer que perdemos a guerra para a corrupção, deseducação, mediocridade, improdutividade… Nosso momento é agora, a lição é simples, porém exige radical mudança comportamental em todos os níveis.

Vamos à luta!

Salvar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *