Trabalhando a Sinergia da Gestão para a obtenção de resultados na organização

Agende-se: na próxima semana, 8 de Junho, sexta feira estaremos palestrando no 105.o Manhã de Negócios – Encontro Empresarial coordenado pela competente Cristiane Kiefer, da empresa Kasal. Veja detalhes no quadro abaixo:

Nossa participação, como já o fizemos em eventos anteriores da Cristiane em Vitória, Guarapari e Anchieta tem o propósito da reflexão e identificação dos caminhos para a ação e resultados no âmbito das organizações, sejam públicas ou privadas.

Muitos tem usado o termo “Inovação” como solução para todos os males, este não é o nosso propósito. A Inovação deve estar contida num contexto mais amplo de Educação, capacitação, estrutura, planejamento e foco em resultados.

Nossa intervenção neste encontro é baseada nos estudos da Gestão Eficaz onde os conceitos se agrupam em um modelo de sinergia e foco em resultados. Termos como o Kaizen (melhorias contínuas pró inovação) e o Kairyô (Inovação com investimentos) são trabalhados de forma corriqueira e validam todo o esforço no atingimento de bons resultados de produtividade e competitividade.

O quadro acima mostra que na organização 95% ou mais, os processos são geridos com base nos esforços de rotina, trabalhando no modelo “A” e convivendo com excesso de desperdícios e outras perdas em percentuais elevados. Sobra muito pouco para o modelo “B” onde estão o Kaizen e o Kairyô.

No quadro seguinte vem a conclusão do modo de gestão onde situamos a organização que vive na gestão de urgências (Gerente tipo Bombeiro, apagando fogo o tempo todo) e a organização que dominando a rotina, tem tempo para as coisas importantes, onde a visão e a Inovação se completam e justificam os bons resultados e a liderança no ambiente e ou mercado.

Outro quadro a ser debatido é o da Metodologia como base para a sinergia da gestão inteligente focada em resultados tendo nesta abordagem a essência do PDCA – Planejar, Desenvolver, Controlar e Agir.

Trabalhar o método com profundidade (Deming: Nada supera o conhecimento profundo), é fator de garantia de bons resultados. A obsessão pelos bons resultados e seus diferenciais traz estabilidade e uma base firme e necessária para um ambiente inovador que possibilite o crescimento constante e firme da organização.

Esperamos a sua presença lá no Shopping Norte Sul no dia 8 de Junho (Semana do Meio Ambiente) a partir de 7;30h da manhã. Faça sua inscrição pelo site www.manhadenegocios.com.br – Até breve!

Apoio:

Blog Gestão e Resultados – Folha Vitória

Academia Brasileira da Qualidade – ABQ

Fundação Espírito-santense de Tecnologia – FEST

União Brasileira para a Qualidade e Inovação – UBQI-ES

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *