A arte de fazer boas perguntas…

Comunicação – este é o grande desafio das empresas no mundo atual, mesmo levando em conta o grande crescimento das tecnologias e inovações no ambiente  pessoal e dos negócios em todo o mundo. Os números são monstruosos impulsionados pela grande rede, a internet e suas derivações.

Preocupa-nos porém, que apesar de tantas máquinas, ecossistemas de inovação, aplicativos milagrosos, movimentos de ruptura e outras relações futurísticas, nota-se que as comunicações interpessoais, empresariais e sociais, não crescem na mesma escalada exponencial. O “olho no olho” está fazendo falta, ou seja, aquele contato onde se mede a confiança entre pessoas e a temperatura da credibilidade em tempo real, como dizem nossos nerds de plantão.

Como cita Jerome Bruner, precisamos fazer boas perguntas pois elas são tão importantes quanto ao que queremos descobrir ou das metas que queremos atingir. Esta é a verdadeira comunicação, ou seja, interagir com nossos clientes (sejam internos ou externos) para descobrir suas necessidades ou desejos para que possamos estabelecer uma comunicação efetiva e com alta produtividade.

A temática nos lembra o famoso método do 5W2H, onde a capacidade de articulação de boas perguntas (O quê estamos focando?, Porquê escolhemos esta opção? Onde acontecerá o evento?, Como devemos executá-lo?, Quem será o responsável pelo projeto? Quanto tempo será necessário? Quanto custará?). Esse conjunto de perguntas é muito usado nas intervenções em Engenharia de Produção, mas deve também ser usado em quaisquer outras situações onde se buscam as “boas respostas” concorda?

Disciplina, conhecimento, participação da equipe e constância de propósito poderão ser bastante úteis para chegarmos ao nosso destino, o Sucesso no atingimento dos nossos objetivos.

Experimente o método e observe que os resultados serão compensadores. Bom trabalho!

* Veja mais sobre o 5W2H aqui mesmo no nosso blog Gestão & Resultados, fazendo pesquisa no espaço apropriado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *