Entendendo o sistema da Motivação, Felicidade e Sucesso

Muito se fala sobre a Motivação e suas influências no efeitos da Felicidade/Sucesso. Mesmo que consideremos que a busca dos efeitos em questão é também uma opção de cada um de nós, e é verdade, há um conjunto de causas que devem ser observado em suas dimensões ou fatores na relação causa x efeito.

As causas do conjunto que se aplica ao efeito Felicidade tem a seguinte composição, como visto no quadro acima: Perspectiva (até onde podemos chegar), Remuneração (ganhamos um salário justo e adequado?), Desafio (somos estimulados a atingir metas desafiadoras?), Utilidade (somos considerados como indispensáveis ao sucesso da organização?), Up Dating (estamos sendo treinados e atualizados nas melhores práticas e tecnologias?), Reconhecimento do mérito (há uma política de reconhecimento dos bons trabalhos executados?), Segurança (as pessoas se sentem seguras ou ameaçadas o tempo todo?), Independência (Estamos tendo espaço para agir e produzir com liberdade e autoridade?). Esta é a primeira parte do nosso sistema que tem correlação sinérgica com o fator Sucesso, e este por sua vez tem como fatores de causas os itens que irão determinar a capacidade de cada um de nós de vivenciar o sucesso como comportamento permanente, senão vejamos:

Auto confiança – capacidade de acreditar em si mesmo, em qualquer ambiente competitivo ou desafiador.

Foco – ajuste da direção sem dispersão ou perda dos objetivos essenciais e importantes. Observação: Não confundir objetivos importantes com os urgentes.

Persistência – para um bom profissional não existe “bola perdida”.

Competência – se não estamos preparados devemos buscar as capacidades que irão nos dar conhecimento e segurança para lidar com os novos tempos.

Trabalho – o esforço e dedicação no trabalho é a base para o atingimento de metas e desafios.

Oportunidade – Se a oportunidade não aparece, devemos criá-la.

Vejam que no conjunto dos efeitos de Felicidade e Sucesso de alto poder motivacional, existe uma série de causas que dependem de cada um de nós como também da organização e dos líderes que nos orientam e conduzem para os caminhos que sabemos ser certos e imprescindíveis.

Enfim, o sistema é complexo mas não impossível de ser efetivado em nossos empresas e nas nossas vidas. Nosso futuro está perfeitamente ligado ao processo de gestão de pessoas e às nossas próprias atitudes e escolhas.

Como dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade, “No fim tudo dá certo, e se não deu ainda é porque ainda não chegou no fim” ou no momento certo, na empresa certa e com a disposição adequada.

Motivação, Felicidade e Sucesso – faça acontecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *