O Impacto da Inovação na China e no Mundo

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CHINNOVATIONS – COMO OS INOVADORES CHINESES ESTÃO MUDANDO O MUNDO de Yanglan Tan

Inovação na China – mistério ou domínio?

Acredita-se amplamente que a classe empreendedora da China cresceu e que seus negócios estão tendo sucesso, principalmente devido ao seu conhecimento do mercado doméstico, sua rápida adaptação às mudanças do mercado e sua desenvoltura.

Quais são os verdadeiros segredos?

Yinglan Tan, autor de Chinnovation, em um olhar exclusivo no seu livro discute

Desde 1999, os fundadores chineses levaram mais de 46 empresas chinesas a IPOs na NASDAQ. Desde esse número sem precedentes de empresas iniciantes a uma crescente classe de gigantes de bilhões de dólares que estão se tornando globais, as empresas de alta tecnologia na China têm uma necessidade intensamente crescente de liderança.

De fato, uma nova era está em andamento para a inovação e o empreendedorismo globais de alta tecnologia, marcados pela ascensão da China, que impactam todos os líderes.

Durante as últimas décadas, Pequim, Xangai, Shenzhen e outras cidades se desenvolveram como centros de indústrias de tecnologia de comunicação de informações-chave. Mais recentemente, de Pequim ao Delta do Rio das Pérolas, os mercados para novos produtos estão se expandindo, as competências em novas tecnologias estão crescendo e uma nova geração de regiões de alta tecnologia está surgindo. Todos esses sinais apontam para a China como uma potência em ascensão, acelerando a mudança de local para a arena global de alta tecnologia em todo o Pacífico.

Desde jovens executivos de alto perfil que levam as empresas para os empreendedores do continente que estão redefinindo as normas da atividade diária, a Chinnovation traça o início humilde da inovação empresarial e os bastidores de algumas firmas de bens de consumo bem estabelecidas da Revolução Cultural de Mao. Da Era da Internet para o rápido crescimento do Reino Médio.

A ascensão da Ásia introduziu novos caminhos para o empreendedorismo, especialmente na China.

A inovação tem sido um tema quente para muitos governos asiáticos; no entanto, pouco foi escrito sobre inovação na China. Suponha que você estivesse em um coquetel e quisesse explicar em 30 segundos: há inovação na China? Quais são os exemplos de inovação nas empresas chinesas? Qual é o caminho que uma inovadora empresa chinesa privada deve tomar? Quais são as experiências e capacidades que essas empresas inovadoras adquirem? Como essas empresas experimentam abordagens inovadoras e também gerenciam o risco de inovação? Quais são as lições aprendidas e como esses inovadores empreendedores aconselham outras pessoas que estão embarcando na mesma jornada?

O que é Chinnovation?

Chinnovation está aplicando mudanças na tecnologia e estratégia de negócios para ter novas maneiras melhores de criar valor para o cliente e a corporação.
Na China, isso é muitas vezes explicitado por oito características únicas distintas daquele país (chamadas de 8Rs da Chinnovation):

1.Receita. Em comparação com suas contrapartes ocidentais, os inovadores chineses são focados milimetricamente nas receitas. Se compararmos o Facebook ao QQ (o maior serviço de rede social da China), o Facebook tem 300 milhões de usuários ativos em comparação com os 450 milhões de usuários do QQ. O Facebook só foi lucrativo recentemente, enquanto a QQ tem uma receita de US $ 2 bilhões e lucro de US $ 1 bilhão.

Eric Tao, vice-presidente da Keytone Ventures (ex-associado da Kleiner Perkins Caufield e Byers China), concorda. “A estratégia de investimento para a China é muito diferente. Empresas como o Google com retornos de 100X não chegam à China. Venture Capitals tendem a fazer negócios em fases posteriores e investem nas últimas rodadas. Por exemplo, os escritórios dos EUA da Kleiner Perkins investiram em mais de 30 empresas de pré-receita. O escritório do KP na China é completamente o oposto; nossa equipe na China nunca investe em empresas sem receita, a menos que a empresa tenha um modelo e receita extremamente convincentes e uma clara taxa de absorção de clientes.

2.Rápidez. Os inovadores chineses se movem rapidamente. Nick Yang cofundou o Kongzhong em março de 2002 e o listou no NASDAQ apenas dois anos depois, em julho de 2005. Um dos nossos inovadores agiu em uma inspiração dias após o falecimento de Michael Jackson, garantindo os direitos de construir Neverland na China. Nas indústrias de manufatura, certas empresas que começaram com OEMs para empresas estrangeiras mudaram de OEM, ODM, Pesquisa e Desenvolvimento para assumir toda a cadeia de valor dentro de alguns anos. Um de nossos inovadores levou apenas 18 meses entre iniciar uma empresa e listá-la na NASDAQ. A rapidez também se refere ao processo de prototipagem rápida, em que os inovadores chineses são elogiados por se envolverem com os clientes de forma a desenvolver produtos e processos de vendas rapidamente.

3.Requisitos, são o que os clientes dizem que é. Os inovadores chineses são altamente atentos e sensíveis às necessidades de seus clientes, pois prestam muita atenção às pessoas que estão lutando com as soluções existentes na China. Amplamente percebida como a maior base de fabricação do mundo, os inovadores da China entendem que o valor mais alto da cadeia está nos produtos inovadores voltados para o consumidor. Aproveitando a vantagem de custo da China em nichos de mercado para aumentar a flexibilidade de seus processos, os inovadores da China estão atendendo aos requisitos de seus clientes a preços imbatíveis.

4.Reproduzir. Um Facebook nos EUA gerará 20 copiadores na China durante a noite. Existe uma linha tênue entre inovação e reprodução de baixo valor. O autor ouviu de vários empreendedores chineses que os VCs (ventures capital) se recusaram a financiá-los porque seu modelo de negócios não se baseava no comprovado modelo de negócios dos EUA. Zany Zeng expressa: “Há mais inovações na China. Quando eu operava o Xiaomi, nós mudávamos nossa homepage quando o Facebook mudava, sem entender o porquê. Nossa lógica é que, se o Facebook tiver uma razão para fazer isso, é melhor que o imitemos.” Apesar disso, a Farmville tem suas raízes na China. O QQ (um serviço de rede social chinês) é mais lucrativo que o Facebook.

5.Rivais. A China é boa ou ruim porque todos são empreendedores. Impulsionadas por rivais, as empresas chinesas têm estímulo fundamental para inovar. Inovadores que não inovam depois de copiar normalmente não sobrevivem. A China tem um punhado de imitadores locais aparecendo como destaque em importantes revistas de tecnologia ocidentais.

6.Restrições. Restrições estimularam o empreendedorismo e a inovação. A proibição do Facebook na China resultou em pelo menos meia dúzia de clones do Facebook crescendo no país. Frank Levinson, um ex-empresário de sucesso que listou uma empresa na Finisar, explicou que a limitação de recursos estimula o pensamento criativo. Muitas vezes, os melhores filmes foram filmados com restrições orçamentárias e o diretor teve que inovar ‒ os mesmos princípios se aplicam às startups.

Em resposta aos trabalhadores rurais que expressavam a necessidade de lavar panelas e roupas, mas só podiam pagar um dispositivo de lavagem, a Haier lançou uma máquina capaz de lavar roupas e batatas.

7.Remix. As ideias inovadoras geralmente são menores sobre o ato intencional de inventar coisas novas, combinando as melhores ideias de setores e geografias similares. O que os parques temáticos e as compras têm em comum? Um supermercado na China usa carros no estilo de montanha-russa para levar os compradores pelos corredores. Em resposta à China rural infestada de roedores, a Haier criou uma inovação, remixando características diferentes para criar a geladeira à prova de roedores. Especialmente projetada, possui placas de metal para cobrir furos na geladeira e usa uma fiação mais grossa à prova de mordidas.

8.Raw Materials (Matéria-prima). A China não possui apenas matérias-primas tangíveis, mas também matérias-primas intangíveis.

* Capital Humano, ou seja, Densidade de empreendedores. A China possui um grande número de repatriados que voltam à China para empreender em novos negócios, gerando com frequência a monetização de modelos de negócios dos EUA.
De acordo com o Relatório GEM de 2009, de 2004 a 2009 a China teve a maior taxa de empreendedorismo de alta expectativa (com a intenção de criar mais de 19 empregos) de qualquer país coberto pelo estudo. Mais de 4% da população chinesa em idade ativa está engajada no empreendedorismo de alta expectativa de crescimento. Nos EUA, essa participação é inferior a 1,5%. No entanto, recém-licenciados da China são muitas vezes teóricos e carecem de experiência prática.

*Capital intelectual, ou seja, alta densidade de ciência e tecnologia Ph.D.
Fato: Somente a Academia Chinesa de Ciências produz cerca de 100.000 Ph.D. por ano. Estes se traduzem em empresas inovadoras baseadas em forte propriedade intelectual. Por exemplo, a Wuxi Pharma Tech é uma empresa líder em contratos de serviços de química de baixo custo e alta qualidade. Com uma alta densidade de doutores retornados, a Wuxi Pharma Tech oferece programas de tempo integral equivalente (FTE) que designam o cientista para trabalhar no projeto de um cliente por um período definido, que inclui descoberta e desenvolvimento de medicamentos. O FTE é tão popular que compõe a maioria das receitas do Wuxi. A alta qualidade dos serviços que a empresa oferece permite que a Wuxi Pharma atingisse uma receita de US $ 21 milhões em quatro anos.

* Capital Financeiro, ou seja, capital de risco e poder de compra. Em 2009, houve mais de 420 investimentos de capital de risco na China, o que envolveu um investimento conjunto de US$ 2.7 Bilhões. O poder do consumidor está aumentando. O total de vendas de varejo de bens de consumo chegou a 12 trilhões de RMB em 2009 e deverá atingir 15 trilhões de RMB em 2010

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