A Dinâmica da Produtividade pelo Desdobramento de Metas e Objetivos

O sistema em si é desenhado em uma lógica simples e objetiva, mas carece de um entendimento mais aprofundado das fases que o compõe. De uma forma geral o problema começa lá no início quando nota-se que as empresas e organizações em geral não possuem metas e objetivos claros para a organização/colaboradores. Podemos neste caso citar uma reflexão famosa atribuída ao pensador e filósofo grego, Sêneca: “Só há vento favorável para quem sabe aonde quer ir”.

Essas estratégias irão abranger temas que por sua vez terão na sua essência de controle indicadores que devem ser acompanhados e controlados no sentido do gerenciamento do sistema operacional e estratégico da organização.  Na visão japonesa da gestão focada em resultados os temas são: Qualidade, Quantidade, Custo, Receita, Atendimento (prazo), Moral (Pessoal), Segurança e Ecologia (Sustentabilidade).  Parte-se do princípio que só se gerencia o que pode ser medido, caso contrário estaremos praticando o “embromation system”, ou seja, empurrando a sujeira para debaixo do tapete o tempo todo.

A figura que vamos apresentar em seguida, faz parte de inúmeros projetos de estruturação de sistemas da Qualidade e busca de Inovação em organizações diversas, com várias aplicações e experimentos reais de um Planejamento Estratégico/Funcional para o setor público e privado.

Dando sequencia ao modelamento que nos leva ao importante conceito do Gerenciamento pelas Diretrizes (estratégias organizacionais focadas em resultados) observa-se o  desdobramento das estratégias (diretrizes), objetivos e metas aos níveis da execução (linha de frente) em várias formas de participação (ferramentas gerenciais) e atuação de forma prática e focada em resultados.

No sistema apresentado é de responsabilidade do diretor ou superintendente da empresa, determinar o conjunto de informações e estrutura disponível para execução do que denominamos neste post  de Gerenciamento pelas Diretrizes (Ver livro do mesmo nome de autoria do Prof. Vicente Falconi). O papel do Gerente (coach) é fundamental e de suma importância para os colaboradores da organização quando do desdobramento das metas e diretrizes já citados e mostrado no quadro acima, GESTÃO FOCADA EM RESULTADOS.

Portante, salientamos mais uma vez que o importante e fundamental é a ação gerencial no sentido de desdobrar as metas ao nível da execução. Com o uso disciplinado das várias ferramentas, a linha de frente tem a missão de transformar as diretrizes em resultados para a organização. Como pode ser visto no sistema proposto os resultados voltam para a alta administração e por ela são avaliados e inicia-se um novo ciclo de melhorias e inovações.

Concluímos nosso post com esta mensagem do Dr. Deming:

 

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