Depois do Corona voltaremos ao normal?

Nosso post de hoje traz artigo do Dr. Ricardo Guimarães, presidente da União Brasileira para a Qualidade – UBQ, Minas Gerais. Seu excelente texto traz uma importante reflexão sobre os dias atuais e a grande crise que atormenta o mundo inteiro, o Corona Vírus. Vamos ao artigo:

A frase sempre repetida nos momentos de dificuldade e crise e que serve de conforto nos momentos difíceis não pode mais ser repetida. Não voltaremos ao normal. O normal é o problema e precisa ser corrigido.

Pela primeira vez na história o mundo todo parou, não aqui e ali, mas todos ao mesmo tempo. A poluição desapareceu, o sol brilha mais bonito, convivemos mais com nossos amigos e família, repensamos nossos projetos e nos programamos para voltar ao trabalho, não sabemos quando mas sabemos que voltaremos diferentes.  Como empresas, como profissionais e como pessoas.

Vivemos um momento de aprendizado, entendemos que a saúde nos é essencial, não é dispensável, substituível ou expansível e precisa ser valorizada de forma preventiva. De transformação de instituições, empresas e empresários, também de governos e governantes, de objetivos da economia, de valorização de uma economia sustentável, de respeito a natureza, de solidariedade, de mudanças rápidas, radicais, urgentes e paradoxalmente para um mundo sem fronteiras, extremamente tribal e ético.

E você, você planeja alguma mudança pessoal no seu relacionamento com amigos, família, comunidade? Sua empresa vai continuar a mesma ou planeja mudanças? Não sei o que você pretende mas devo te avisar que você vai mudar por opção ou por falta de opção porque o novo mundo que vai nascer após a pandemia de Corona, Covid-19 ou simplesmente vírus, este ser tão insignificante, tão minúsculo que nem é visível a olho nu, colocou o mundo de joelhos pedindo mudanças de todos.

Quando a UBQ foi criada há  38 anos, seu objetivo era ajudar na transformação que se impunha às empresas em busca de qualidade, um imperativo da época. Foi uma grande mudança que tirou muitas empresas da zona de conforto mas pode se dizer que foi um episódio insignificante se comparado com o momento atual. Mas nem o papel nem a importância da UBQ mudam nos dois episódios. Seu papel é transformacional, e instrumental como agente facilitador de mudanças que se impõem a todos.

Conte com a UBQ para te apoiar nos processos de transformação para o mundo de amanhã. Seja no aprimoramento, seja na reconfiguração do seu negócio a UBQ quer estar ao seu lado para compartilhar experiências de dezenas de empresários e profissionais nas áreas de estratégia, inovação e qualidade.

Como oftalmologista usamos muito 20-20 como expressão de visão perfeita. Para você quero usar 20-20 como expressão do ano de sua mudança, renascimento de sua empresa, negócios ou projetos em direção à perfeição, que sabemos ser muito mais que caminho, que distância.

Bom isolamento agora e sucesso no pós corona.

RICARDO GUIMARÃES – Presidente da União Brasileira para a Qualidade – UBQ. Médico, Professor, Pesquisador e Empresário nos setores de Saúde e Educação. É Diretor do Hospital de Olhos de Minas Gerais, Diretor da Faculdade de Medicina FASEH, Presidente da Fundação Hospital de Olhos, Editor médico da Revista Ocular Surgery News – Latin América, Diretor do LAPAM (Laboratório de Pesquisa Aplicada e Neurovisão da UFMG) e Cônsul Honorário do Canadá em BH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *