Gerenciar e viver o TEMPO – esse é o grande desafio do mundo moderno

De todos os recursos conhecidos o tempo é o mais importante (já ia dizer, ingrato). Ele é escorregadio e passa numa velocidade incrível. Na lembrança coisas interessantes ocorridas a mais de 1 década, e parece que foi ontem.

Nosso momento atual, neste 2020, é particularmente profundo e marcante. De repente estamos trabalhando em home office inseridos numa variável de tempo denominada Quarentena. Isso mesmo, estamos torcendo para que o tempo passe rápido nesta circunstância, mas é preciso considerar que não se trata de uma hibernação, o tempo precisa ser vivenciado e desfrutado com profundidade. Repetir o velho bordão “o tempo não volta mais” nunca foi tão verdadeiro.

No contexto profissional ou empresarial temos que decidir sobre o aproveitamento real do nosso tempo, agora sem aquela supervisão dos “chefes” e passamos a contar com a invisível compreensão da nossa própria decisão temporal. Não custa repetir, “tempo não é dinheiro, tempo é vida” J.J.S. Schreiber – acabou o seu tempo na terra, acabou a sua vida – afirmação cruel porém real.

O quadro que veremos a seguir foi criado no final de 2011, e demonstrava nossa preocupação com a questão do Gerenciamento do Tempo (Vida) e suas consequências, e até mesmo na possibilidade de perdê-lo por simples distração ou falta de comprometimento com suas variáveis.

Fica aqui um desafio. Nesta última década muitas foram as novidades no campo das tecnologias, ferramentas digitais, uso intensivo da internet, avanço dos dispositivos móveis, inteligência artificial, etc etc… Pergunta-se: Será que está tudo dominado? Vamos conferir as 12 regras a seguir e tirar nossas conclusões – estão válidas ou não?

Aqui no item 3, referente a tecnologia permanece a afirmação: Computador, celular, tablet, etc não mordem – use as ferramentas digitais sem piedade e a seu favor pois se não podemos prever o que vai acontecer, podemos criar o que precisa acontecer.

Continuando nossa caminhada na Gestão do Tempo (Vida) os itens restantes do quadro tocam fortemente nossa conduta e nossos procedimentos onde o resultado final é a produtividade e a sensação de felicidade em chegar aos objetivos profissionais e pessoais.

Já que estamos em Home Office podemos colocar em prática estes 12 pontos como se estivéssemos na empresa? O que você acha? Ou não tem tempo para gerenciar esta variável fundamental e fluida denominada tempo?

Dentro do espírito de GESTÃO À VISTA nosso quadro de Gerenciamento do Tempo para o planejamento das atividades do mês e grandes eventos anuais. O quadro é muito prático e deve sempre ficar em áreas de gestão, reuniões e de trabalho das equipes. Funciona de forma complementar aos controles informatizados.

Concluindo, uma imagem fotográfica de uma viela maravilhosa da cidade igualmente fantástica de Domingos Martins ES e uma frase inspiradora do poeta mineiro, Carlos Drummond de Andrade:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *