QUALIDADE E SAÚDE – Prevenção e segurança na volta às aulas

O efeito CORONAVIRUS (Covid 19) tem sido marcante e também devastador para todos nós, tanto no sentido da preservação da vida como também nos resultados da economia e propriamente nos níveis de emprego e renda afetados fortemente. O processo como um todo assemelha-se a um verdadeiro pesadelo para a sociedade brasileira e também mundial.

Aos poucos as atividades essenciais e prioritárias começam a voltar mediante condições estruturadas e planejadas de segurança em relação a presença e transmissibilidade do temido vírus. Sabemos que os desafios são imensos conforme os especialistas comentam em termos de vivenciarmos o “Novo Normal”, que exigirá uma nova postura e comportamentos diferenciados para contermos perdas que poderão ser evitadas com atitudes de prevenção e cuidados essenciais.

Destaco, tendo em vista a programação de volta às aulas, uma importante ação que está sendo empreendida pela LHP TECNOCLEAN junto as escolas associadas ao SINEPE ES, resultante numa live de alta importância para o segmento e para todos nós. Veja o quadro convite a seguir:

Esta oportunidade deve também ser aproveitada pelos demais segmentos importantes e sensíveis ao processo de contaminação pelo vírus como clinicas, postos de saúde, hospitais e outros similares.

A importante live em questão terá como apresentador e debatedor um dos maiores especialistas brasileiros nas áreas de asseio e conservação, o consultor da Consulimp Osmar Viviani.

Quem é Osmar Viviani?

Há 41 anos atuando na Consultoria e Treinamento operacional, para o segmento de asseio e conservação, ele á o autor dos únicos livros sobre o segmento de limpeza e asseio profissional:

  • LIMPEZA É ASSIM QUE SE FAZ!
  • COMO MONTAR E OPERAR UMA EMPRESA DE LIMPEZA;(DVD + livro);
  • LIMPEZA, GESTÃO DE ALTA PERFORMANCE;
  • LIMPEZA HOSPITALAR;
  • ENGENHARIA DA LIMPEZA.

Elaboração de manuais técnicos de procedimentos, formatação de sistemas de supervisão, qualificação profissional para serventes, supervisores e gerentes operacionais. TREINAMENTOS TÉCNICOS OPERACIONAIS – DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE LIMPEZA.

QUALIDADE ASSEGURADA
Para que todos os esforços se traduzam em resultados altamente positivos será necessário assegurar que a qualidade especificada e planejada nos procedimentos seja atingida, conforme será explicado nesta live programada. O resultado em questão é fruto de uma abordagem metodológica que deve produzir total controle da situação problema (Covid 19) e ainda promover melhorias no ambiente em referência. Para esta ação de garantia de resultados positivos apresentamos a seguir o MÉTODO PDCA/Dr. Deming que deve ser entendido e praticado. Veja o quadro:
Considerações ao MÉTODO PDCA – Os itens 1 e 2, referem-se ao Planejamento – aqui devem estar todos os documentos obrigatórios e recomendados desenvolvidos por especialistas e entidades ligadas ao setor (Saúde, Educação, Centros de Pesquisas, Consultorias especializadas, e outros). O ponto 3 refere-se a atividade fundamental de treinamento, especialmente o OJT (On the Job Training – Treinamento no Local de Trabalho) para os diversos níveis da Escola – a meta é treinar 100% dos colaboradores com total apoio da direção.
Em seguida temos o item 4 referente ao Desenvolvimento das atividades conforme o P (o que foi planejado). Neste item é necessário que seja aplicado o conceito do Controle em tempo real do processo registrando os resultados para efeito da gestão dos indicadores. O item 5 refere-se ao Controle Periódico que deve ser estabelecido pela equipe da Escola segundo o que preconizam as normas, procedimentos, padrões e demais orientações de boas práticas. O resultado do controle deve ser comparado com as metas previstas e os desvios deverão merecer ações imediatas, tanto corretivas como também preventivas eliminando a possibilidade de novas ocorrências.
O item 6 – Agir na melhorias necessárias e fundamentais para manter a qualidade do processo como um todo e introdução de melhorias que vão além dos procedimentos estabelecidos – Aqui temos espaço para o Kaizen (melhorias contínuas) e inovação dos processos na permanente aplicação do conceito do PDCA.
A empresa LHP/TECNOCLEAN, com mais de 30 anos no setor e tendo passado por experiências em Sistemas de Gestão da Qualidade nos moldes da ISO 9001, tem equipe treinada e apta para dar assistência técnica na aplicação dos procedimentos já comentados.
Para participar deste importante evento entre no site www.industrialclean.com.br e faça a sua inscrição!
Nosso agradecimento ao SINEPE-ES onde já trabalhamos com o Projeto de Especialização em Gestão da Qualidade – PEGQ do então MCT na década de 90, pela iniciativa neste momento tão importante para todos nós e para as famílias que tanto e verdadeiramente se preocupam com a saúde dos filhos na escola. Parabéns a todos os envolvidos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *