O MÉTODO DEMING – ontem, hoje e sempre na busca da produtividade empresarial,

O sucesso do desenvolvimento da indústria japonesa, a eficácia do Japão como líder na concepção e implantação das modernas técnicas de gestão de empresas tiveram como fatores determinantes a disciplina e a aplicação de conceitos e eles transmitidos, pós guerra, por um dos maiores gurus da gestão mundial, o saudoso Dr. Deming, grande preceptor do povo e do governo japonês. Seus preceitos, hoje, são respeitados divulgados e seguidos por todas as comunidades que buscam o sucesso através do aprimoramento da Qualidade. Palavras do empresário Celso Varga, ex-acionista da Freios Varga. Esta introdução ao nosso tema está na Apresentação do Livro DEMING, Implantação da Qualidade e Produtividade pelo Método do Dr. Deming, A VEZ DO BRASIL, autoria do professor Victor Mirshawka (FAAP) com quem eu, Getulio, tive o prazer de escrever um outro livro em parceria com o Prof. Victor, no final da década de 80 sobre Qualidade Total pela Nobel SP.

Alguns, certamente irão perguntar: Quem foi Deming?

Registro do site Wikipédia: Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão. Lá, a partir de 1950, ele ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto, teste e vendas (este último por meio dos mercados globais) através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos como a análise de variantes e teste de hipóteses.

Deming fez contribuições significativas para o Japão tornar-se notório pela fabricação de produtos inovadores de alta qualidade. Deming é considerado o estrangeiro que gerou o maior impacto sobre a indústria e a economia japonesa no século XX.

A partir da enorme contribuição ao Japão, institui-se o Prêmio Deming. O Prêmio Deming foi criado pela Associação Japonesa de Ciência e Engenharia (Juse) e é distribuído anualmente às empresas que mais se destacaram no desenvolvimento da qualidade de seus produtos através da prática do Total Quality Management ( TQM) e a pessoas que tenham feito contribuições relevantes ao estudo e prática do TQM.

Os estudos e experiências do método do Dr. Deming, como também sua visita ao Brasil em 1989 à Autolatina onde teve como facilitador no Brasil o Gestor da Qualidade, Eng. Márcio Migues e experiências na aplicação do método nas empresas e instituições governamentais serão debatidas nesta live de quarta feira, 16 de Setembro, 18h, com participação e moderação do acadêmico Kleber Nóbrega e do presidente da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ, Eduardo Guaragna.

Não podemos deixar de registrar um documento da mais alta importância para o mundo da qualidade e do qual se derivou tantas outras denominações de programas de gestão, qualidade, inovação e produtividade – OS 14 PRINCÍPIOS DO DR. DEMING – Veja a seguir o quadro produzido a partir das anotações do próprio Deming na Autolatina em documentos do arquivo pessoal dos amigos Márcio Migues e Gianello.

A pergunta que se faz em um mundo de empresas exponenciais é se esta metodologia que compõe os 14 princípios de Deming teria aplicação nos dias de hoje onde a velocidade e interatividade são absurdamente incríveis. O que você acha?

Podemos afirmar que a velocidade é exponencial, mas o foco e constância de propósito são determinantes. Velocidade alta na direção errada é sinônimo de desastre, portanto a gestão eficaz não tem idade e sim aplicabilidade – o tempo todo, agora e no futuro, sempre!

Falando sobre Gestão – veja e reflita sobre o alerta de Deming aos gerentes:

Dos 7 pontos aqui relatados por Deming podemos destacar alguns que são bem específicos da realidade americana, entre eles o ponto 6, onde relata-se reclamações dos empresários americanos sobre o alto custo dos planos médicos, incidindo fortemente no preço final dos produtos produzidos.

A exemplo do livro do Dr. Deming, Out of The Crisis, perguntamos: Podemos reverter as grande perdas humanas e materiais de 2020? Podemos rever os 14 princípios de Deming aplicados a um planejamento eficaz para 2021?

Para finalizar, podemos dizer que depois de Deming o mundo nunca mais foi o mesmo…

Deixamos aqui uma reflexão de reinício de caminhada:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *