Pepinos, abacaxis, bananosas… – Métodos de gestão?

Nossa vivência na área siderúrgica a partir de meados dos anos 70 nos levou a um aprendizado formidável, não apenas pela aplicação dos conhecimentos da engenharia mas especialmente pela imersão na cultura industrial formada por pessoas, normas, procedimentos e práticas vigentes.

Na década de 80 nossa missão vinculada ao processo de implantação do programa de Qualidade Total na Cia. Siderúrgica de Tubarão – CST (hoje Arcelor Mittal) nos levou a desenvolver vários projetos de melhorias através dos Círculos de Controle da Qualidade especialmente nas áreas de produção e manutenção industrial.

Nosso desafio constante era promover a participação de 100% dos funcionários dentro do slogan criado pelo nosso coach da Kawasaki, Eng. Fumio Mashiyama – “Todos pensam, todos participam”. A dificuldade, como também em todas as demais experiências de implantação da Qualidade Total em empresas brasileiras era fazer com que os Gerentes se tornassem os verdadeiros líderes de talentos humanos para o atingimento dos objetivos e metas em cada área de trabalho. Em resumo mobilizar os colaboradores para a produtividade através da Qualidade, Kaizen e Inovação. Essa necessária habilidade gerencial exigia um recurso fundamental: TEMPO! Daí surgiu, dentro dos nossos treinamentos a figura do Don Pepino. Vejam a sua descrição:

Don Pepino era na verdade uma crítica muito forte ao comportamento dos chefes (não líderes) que teimavam dizer que não tinham tempo para as TAREFAS IMPORTANTES pois estavam sendo consumidos pelas TAREFAS URGENTES, ou seja, viviam resolvendo PEPINOS (ABACAXIS, BANANOSAS…. enfim todo o enxoval hortifruti disponível).

No quadro do Don Pepino observamos que a prática do trabalho diário no modo “correndo atrás do prejuízo” leva a chefia a uma série de práticas que ele (o chefe) acaba gostando de fazer na rotina diária e chega até mesmo dizer que não sabe como a empresa poderia funcionar sem a presença dele para resolver estas emergências.

A transformação de Chefe para Líder revela um novo e necessário comportamento onde métodos de Planejamento, Foco na Qualidade e Produtividade, Trabalho organizado (5S) e Eficácia no trabalho através da melhoria de processos, produtos e serviços (Kaizen), entre outras metodologias, passam a constituir a verdadeira ação gerencial que requer tempo, pela perfeita gestão da rotina diária. Em resumo, que gerencia bem a sua rotina (desempenho presente), fatalmente terá mais tempo para liderar as melhorias e metas futuras.

A simpática figura do Chefe Don Pepino nos leva a uma pergunta: Será que ainda temos este comportamento nos dias atuais? Continuamos a correr “atrás do prejuizo”? Não temos tempo nem para pensar?

O que vocês acham?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *