O que podemos esperar para 2021 e anos seguintes?

Breve introdução ao post de hoje

Temos a grata satisfação de receber hoje no Gestão e Resultados a contribuição do amigo Luiz Carlos Gianello. Nossa amizade vem desde meados da década de 80 quando Gianello era um dos líderes do processo da Qualidade na gigante automobilística Volkswagen de São Bernardo. SP.

Nesta ocasião nossos estudos estavam se aprofundando nas técnicas e métodos dos sistemas da Qualidade Total com a participação expressiva dos Círculos de Controle da Qualidade – os famosos CCQ’s.

Em várias oportunidades, a VW do Brasil através da liderança do amigo comum Márcio Migues e do Gianello, recebeu em suas instalações os nossos multiplicadores da Qualidade e nossos CCQ’s em viagens de aprimoramento dos conhecimentos e premiação por trabalhos desenvolvidos na então Cia. Siderúrgica de Tubarão CST.

Vamos ao tema: Tendências e Desafios para 2021

Por Gianello, veja o mini currículo a seguir:

CONSIDERAÇÕES GERAIS:

Após tomar conhecimento das 12 tendências da   Exame Academy e ACE para o ano de 2021, estamos interpretando os seus efeitos e seus desdobramentos no mundo empresarial, ainda que de forma estimada e projetada.

Pontos importantes:

  • Acompanhar as tendências e projetá-las é uma tarefa relativamente fácil.
  • Conseguir identificar e projetar é o que vai diferenciar uma liderança transformadora, caso contrário será vítima dos acontecimentos.
  • O comportamento das pessoas e dos negócios mudaram em 2020 afetando as organizações e a postura dos executivos e dos funcionários.
  • Neste ano de 2021 precisamos descobrir, projetar e estimar ficando atentos aos acontecimentos.

A Exame ACADEMY e ACE estão propondo uma reflexão para atravessarmos este momento difícil e complexo e descrevem as 12 tendências a saber:

Estou interpretando as 12 tendências com base na minha vivencia e experiência profissional da seguinte forma;

MUDANÇAS TRAZIDAS PELA CRISE SANITÁRIA  

Indagações que estão provocando nossos cérebros e nossas emoções considerando o potencial e importância das relações profissionais e empresariais em nossas vidas.

  • Como serão os escritórios e os postos produtivos nas empresas?
  • Descobrimos uma nova forma de trabalhar? Quais são as vantagens e desvantagens?
  • Em 2021 o trabalho remoto deve ganhar força e aderência?
  • Como será a nova cultura empresarial?
  • Como será o processo de liderança remota e híbrida dos subordinados?
  • As lideranças estão sendo conscientizadas e devidamente preparadas para as novas situações?

1 –  O ESCRITÓRIO SEM ENDEREÇO.

  • Como serão os escritórios e os postos produtivos nas empresas?
  • Descobrimos uma nova forma de trabalhar? Com vantagens?
  • Em 2021 o trabalho remoto deve ganhar força e aderência?
  • O novo modelo de gestão e a forma de liderar pessoas serão diferentes?

2 –  O REINADO DOS VÍDEOS.

A impossibilidade de encontros presenciais:

  • As pessoas tiveram que acostumar ver o mundo pela tela de um computador?
  • Pergunta-se: Em 2021 as atividades de vídeos seguirão no dia a dia das pessoas?
  • 775% é quanto as ações do ZOOM valorizaram no ano de 2020.
  • Será a hora de repensar o sistema capitalista? Menos selvagem?

3 –   UMA PORTA DE SAÍDA MAIS CLARA.

  • As Startups são uma tendência com grande crescimento.
  • Existem os investidores anjos que apoiam e consolidam investimentos nas Startups?
  • No ano de 2021 está previsto a estreia de diversas Startups na bolsa de valores.
  • MELIUX e ENJOIE pretendem vender ações na bolsa de valores em 2021.

4 –  NOVAS PORTAS DE ENTRADA – STARTUPS.

  • Há um grande apetite dos donos do dinheiro pelos negócios de tecnologia, com muito investimentos, segundo a Abvcap (Associação Brasileira Private Equity e Venture Capital) o resultado inédito do ecossistema de Statups no Brasil.

5 –  JUNTANDO FORÇAS.

O que esperar de um ano em que são esperadas tantas mudanças e inovação.

  • Houve a necessidade de adaptação rápida trazida pela crise sanitária.
  • A inovação ganhou um espaço inédito dentro das empresas.
  • Busca de formas para sobreviver nos negócios (restaurantes, academia, salão de festas e outras organizações)
  • Formas diferentes e rápidas de encarar as transformações (sociais e empresariais).
  • Inovações através de fusões e aquisições.

6 –  DAR LUCRO E FAZER O BEM. 

As organizações com mais responsabilidades sociais.

  • No mercado de investimentos a sigla ESG tem ganhado forças.
  • ESG – sigla utilizada para designar investimentos com critérios ambientais, sociais e de governança corporativa.
  • É possível equilibrar resultados financeiros e critérios de sustentabilidade
  • (Sociedade 5.0)
  • A BMF Bovespa criou índices para acompanhar nas empresas as melhores práticas sócios ambientais.

7 –   PACOTE COMPLETO.

A década passada foi marcada por uma tendência conhecida como “UNBUNDLING “. (A literatura inglesa que trata sobre preços costuma utilizar o termo Unbundling para definir as ações que visam separar os diversos preços agregados a um produto ou serviço).

  • Os grandes bancos começaram a perder espaço para as Startups focadas exclusivamente em serviços, tais como:
    • Serviços de cartão de credito
    • Empréstimos pessoais.

No Brasil o  movimento tem sido liderado pelas empresas de tecnologias  como LOCAWEB , STONE,  NUBANK e outras.

  • Plataformas no varejo, tais como:
    • Magazine Luiza
    • Via varejo
    • Centauro

8 –  DOIS MUNDOS EM UM SÓ. 

As organizações ambientais criam visões espelhadas de si, se dividem em dois olhares:

  • Cuida dos negócios atuais, que trazem o resultados ou retorno financeiro (sobrevivência).
  • Outra área cuidado desenvolvimento de projetos que no futuro, terão o poder de mudar o mercado;
  • Desenvolver uma cultura mais aberta as novas ideias. (Inovação e criatividade).

9 –  COMPRAR É COISA DO PASSADO.

  • No universo tecnológico, boa parte daquilo que é vendido como produto passará a ser um serviço.
  • Os “softwares” passarão em esquema de aluguel, a baixo custo, dando uma tendência chamada de “SOFTWARE AS A SERVICE “.
  • A tendência é motivada por uma mudança de comportamento das pessoas no mercado de consumo. (Compras não presenciais).

10 –  AGILIDADE NA MEDIDA CERTA.

Termos das metodologias ágeis -” scrum, sprints – squads “.

  • Agora o ágil está se espalhando por diversas áreas da organização principalmente nas áreas de: Marketing – Recursos Humanos – Área produtiva ou Industrial, seguida pelas áreas administrativas.
  • As estruturas empresariais estão se adequando as necessidades de suas operações, ajustando o Desenvolvimento Organizacional (D.O)
  • Estamos entrando na era do ” C – LEVEL ÀGIL”.
  • Uma organização ágil demanda que a alta gestão da empresa CEO OU DIRETORIA participe dos princípios ágeis de comando. (Inovação e criatividade).
  • O papel da LIDERANÇA é buscar, desenvolver e preparar-se para o momento atual, procurando cuidar das rotinas de/ou processos de trabalho envolvendo seus subordinados em gestão participativa, aproveitando o máximo de suas capacidades na conquista dos objetivos.

11 –  DIFERENÇAS NAS MESAS (PESSOAS – GENTE – EMPREGADOS)

Não há mudanças no mundo dos negócios sem mudanças no comportamento dos seres humanos.

  • Os comportamentos estão mudando rapidamente e impactando: – consumo – carreira – vida social e familiar e em outros pontos.
  • A empresa o BOTICÁRIO incluiu casal de mesmo sexo em suas propagandas.
  • Nos U.S.A. segundo a consultoria “SPENSER” 56% dos membros contratados faziam parte de uma minoria de gêneros ou etnia.
  • Para 2021 segue a diversidade nas mesas (escritórios) das empresas e na ocupação dos cargos.

12 –  O APRENDIZADO NÃO PARA  (THE LOVE OF LIFELONG LEARNING).

  • Mudanças, transformações ou novas diretrizes devem fazer parte das pessoas que procuram estar atualizadas, repensando constantemente suas habilidades de empregabilidade.
  • A sensação de que você APRENDEU na graduação não faz mais sentido chegou mais cedo.
  • Cursos de curta duração e formas paralelas de adquirir conhecimentos (vídeos, livros, palestras, cursos rápidos de especialização ou outras formas de busca de conhecimentos ganham peso na formação profissional)
  • Deverá seguir em 2021 o conceito de “LIFE LONG LEARNING” aprendizado para toda vida.

Dica importante para o nosso leitor: Veja nos seus canais produção intitulada  A PAIXÃO DE APRENDER que a TED organizou em uma “playlist “com conteúdo sobre o tema.

Os Desafios devem continuar mais fortemente pois a inovação não para!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *