Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil – Hoje, 15 de Fevereiro.

É com grande orgulho e satisfação fazer parte do conselho de administração da nossa querida e importante ACACCI, liderado pelo grande amigo Robson de A. Melo e Silva, companheiro de longa data. Aproveitamos a data para comemorar o nosso post n. 1.800 e os 10 anos do Blog Gestão & Resultados, para replicar esta importante ação divulgada pela área de comunicação da nossa entidade. Vale a pena ver e agir no propósito da ACACCI que, para quem não sabe é uma das raras entidades do setor certificada pela ISO 9001-2015.

Vamos ao nosso texto:

No Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil (15/02), a Acacci reforça campanha de alerta

Nesta segunda-feira (15), comemora-se o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, importante data para conscientizar sobre os principais sinais e sintomas do câncer nessa faixa etária, sendo eles: febre prolongada, perda de peso, palidez, cansaço inexplicável, manchas roxas sem relação com traumas, dores nos ossos, reflexo esbranquiçado nos olhos, caroço em qualquer parte do corpo, vômitos e dor de cabeça pela manhã. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se 8.460 novos casos de câncer infantojuvenil por ano para o biênio 2020/2021. Destes, 130 casos estariam no estado do Espírito Santo.

Para a médica e conselheira técnica da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil – Acacci, Drª Glaucia Perini Zouain Figueiredo, “são sinais e sintomas que são comuns a condições benignas muito mais frequentes em crianças e adolescentes, o que dificulta relação com doença de tamanha gravidade. Muitas vezes numa primeira consulta, o médico não tem dados suficientes na história e no exame físico para o diagnóstico. Cabe aos responsáveis levar a criança para nova avaliação médica se os sinais e sintomas forem persistentes e progressivos” relata.

Durante o 2º Fórum de Onco-hematologia Pediátrica do Espírito Santo, promovido pela Acacci em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em 2020, a presidente da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer, Drª Teresa Cristina Fonseca, destaca que “o câncer infantojuvenil é raro, mas adquire importância epidemiológica pois se constitui na primeira causa de morte por doença em pessoas entre 1 e 19 anos de idade no Brasil e também nos países do Primeiro Mundo” diz.

Drª Teresa completa dizendo que cabe a sociedade cobrar dos gestores melhores condições de atendimento da rede. “Então, sim! Hoje o câncer é um problema de saúde pública e a gente tem que encarar de frente esse problema. Nós não podemos esquecer que nós somos a sociedade civil organizada, nós somos a voz dessas crianças com câncer, cabe a nós também debater, cobrar dos gestores a organização da rede que é tão necessária para o atendimento ideal para as crianças e adolescentes com câncer” conclui.

Nas mídias sociais e no site da instituição a sociedade pode encontrar mais informações referente aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Ainda, é possível conferir a campanha Sinais completa e vídeos da Drª Glaucia Perini Zouain Figueiredo explicando cada um dos principais sinais e sintomas. Acesse www.acacci.org  e saiba tudo.

Um comentário em “Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil – Hoje, 15 de Fevereiro.”

  1. Com 32 anos prestando serviços de excelência levando sempre o conforto e os cuidados que toda criança merece e tem direito. Transformando tristeza em alegrias , o isolamento em convívio social , o desprezo em atenção especial, o comodismo de muitos em dedicação espontânea. Isso é fazer de fato .
    Parabéns à ACACCI e a todos que por lá passaram e se dedicaram e aos que hoje lá estão sem nada em troca a não ser o servir ao próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *