Pesquisa: 70% dos executivos acreditam que modelos híbridos de gestão permanecerão no longo prazo

Pesquisa realizada pela Olivia com líderes de 7 países da América Latina e EUA revela projeções em transformação cultural pós-Covid nas empresasUma pesquisa realizada pela Olivia – consultoria especializada em promover processos de transformação nas organizações, com pessoas no centro das mudanças – revela que 70% dos executivos acreditam que modelos flexíveis de gestão permanecerão no longo prazo. O estudo foi realizado com executivos da Argentina, Chile, Brasil, Colômbia e Peru no final de 2020. A análise foi realizada em meio à crise mundial provocada pelo novo coronavírus, tornando possível coletar dados não somente a respeito das mudanças operacionais com os diversos meios digitais, mas também sobre o impacto na maneira como as pessoas trabalham.

A pesquisa também revela que embora os executivos identifiquem as mudanças mais de curto prazo em seus modelos organizacionais, as mudanças relativas à transformação cultural serão mais lentas. Neste sentido, 70% deles espera desenvolver modelos mais flexíveis e de mudança mais permanentes, mas somente 30% espera instalar estruturas mais planas e menos hierárquicas como modelo de gestão.

Com relação ao impacto da transformação digital, para 92% dos entrevistados, a transformação digital será acelerada, em razão dos efeitos da crise do novo coronavírus, o que traz à tona inúmeros desafios organizacionais e tecnológicos a serem trabalhados tanto para clientes como colaboradores.

“Não colocar as pessoas e colaboradores no centro das mudanças pode significar uma enorme dificuldade para redesenhar nossas empresas para um mundo posterior a essa enorme crise”, sinaliza Reynaldo Naves, Sócio e Country Manager da Olivia Brasil. O sócio da Olivia complementa que as pessoas são o centro de qualquer transformação, seja ela digital ou cultural, pois as mudanças serão sustentadas pela congruência e sincronismo de  comportamentos, habilidades, processos chegando até modelos de trabalho e  tecnologias aplicadas.

Quando questionados a respeito das mudanças organizacionais e hierárquicas, 70% dos executivos esperam o desenvolvimento de modelos flexíveis de trabalho, que permanecerão a longo prazo, enquanto para 30% as mudanças serão planas e menos hierárquicas. “A crise sanitária e econômica causada pela pandemia de Covid-19 trouxe a urgência de diversas adaptações para as empresas, e esses dados demonstram que a maioria dos executivos enxerga a necessidade de transformação, bem como a perpetuação dessas mudanças ao longo do tempo”, comenta Naves.

Em matéria cultural, para a maioria dos altos executivos das empresas, a colaboração é fundamental para o desenvolvimento transversal de suas companhias. “Foi evidenciado que a comunicação efetiva, trabalho por objetivos, flexibilidade e liderança são essenciais e ajudam na colaboração”, sinaliza  Guido Olomudzski, Arquiteto de Soluções da Olivia Brasil. A pesquisa revelou ainda que os CEOs também esperam que os colaboradores C-level (*) sejam ágeis em tomadas de decisão e integrem práticas digitais e modelos mistos de trabalho.

“É necessário que os executivos desenvolvam uma visão mais sistêmica, na qual as transformações são realizadas tendo em vista diversos pilares como cultura, inovação, gestão e tecnologia”, sinaliza Naves.  Para o especialista, com os dados coletados, foi possível identificar que atualmente, a transformação digital é mais do que nunca um pilar para transformação cultural nas organizações, porém outros itens são essenciais nesse processo, como colaboração, agilidade, e novos modelos de trabalho híbrido.

Sobre Olivia : Olivia é uma empresa de consultoria focada em processos de transformação organizacional, com foco nas pessoas. Conheça mais em www.olivia-la.com

 (*) C-Level é um termo utilizado para designar coletivamente os executivos seniores mais altos de uma companhia. A letra “C” aqui (e nos cargos) significa “chief”, que, em português, significa “chefe”. Por se encontrar, geralmente, no topo do escalão na maior parte das empresas, esses executivos são considerados os mais influentes. Fonte: napratica.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *