1.821 – O Livro ABQ da Qualidade no Brasil – baixe seu exemplar!

O LIVRO ABQ DA QUALIDADE NO BRASIL foi lançado ontem, 23/06, em live organizada e executada pela Academia Brasileira da Qualidade – ABQ.

Apresentamos em seguida as palavras do nosso presidente, Eduardo Guaragna sobre este importante projeto da Academia. Salientamos também que a publicação em sua forma digital já está disponível para ser baixada em pdf no site da ABQ – www.abqualidade.org.br.

Considerações sobre o livro:

O conceito Qualidade tem evoluído continuamente. Começou com a inspeção de peças físicas e evoluiu alargando a sua abrangência, englobando produtos, serviços, processos, as necessidades e expectativas do cliente e das demais partes interessadas, bem como novas dimensões nas atividades econômicas e humanas em geral.

Diferentes gurus da qualidade foram se sucedendo e hoje se considera não mais apenas a gestão da qualidade, mas a qualidade em gestão, trazendo forte integração com a administração de organizações e de negócios, sendo a busca e prática da qualidade o dever de todos em qualquer organização.

 A ideia de escrever um livro nasceu do fato que os Acadêmicos da ABQ, sendo pessoas de comprovada competência profissional e idoneidade pessoal, com contribuição significativa – em universidades públicas, comunitárias e privadas, empresas públicas e privadas, organizações governamentais, organizações não governamentais e outras organizações privadas – para o desenvolvimento ou a aplicação do conhecimento nas diversas áreas de conhecimento, poderiam contribuir com o seu conhecimento e experiência para benefício da sociedade.

Esta contribuição ocorre por meio de artigos escritos pelos Acadêmicos nas mais diversas especialidades e facetas da qualidade, através de lives, seminários ou depoimentos.

O Livro ABQ da Qualidade no Brasil agora publicado trata de temas relacionados à evolução da qualidade, à sua contribuição para o desenvolvimento nacional brasileiro, e também temas mais específicos sobre a engenharia, a gestão da qualidade, a competitividade e a inovação.

A publicação inicia-se com o capítulo “O legado do PBQP – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade e novos desafios para um Brasil competitivo e sustentável”, em que os Acadêmicos buscam refletir sobre os sucessos e insucessos do PBQP, identificar cenários e seus impactos na qualidade e sugerir ações na área da qualidade e gestão para que o Brasil alcance, até 2035, a condição de competitividade e qualidade de vida que seja compatível com a sua dimensão geográfica, populacional e importância no cenário mundial.

A edição deste livro se iniciou sob a coordenação do Acadêmico João Mario Csillag até o seu lamentável falecimento em 2019. No momento o trabalho prossegue sob a orientação de uma Comissão Editorial constituída pelos Acadêmicos Basílio V. Dagnino, Eduardo Vieira da Costa Guaragna, José Augusto A. K. Pinto de Abreu, Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto, Carlos Lombardi e Ettore Bresciani Filho (coordenação).

Boa Leitura!

Fonte: Eduardo Vieira da Costa Guaragna, Diretor-Presidente da ABQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *