1827 – A importância da GESTÃO na organização

Vamos pensar a GESTÃO a partir do método do acróstico, ressaltando e correlacionando cada letra da palavra com seu significado. Vamos tentar?

O processo é muito simples – como na poesia, cada letra deve iniciar uma frase ou conceito dando significado ao conjunto da palavra escolhida.

Vamos nos divertindo com a palavra GESTÃO!

1. G – GERENCIAMENTO E Liderança – Aqui temos a ação tática e estratégica na organização que vai definir rumos, objetivos e engajamento dos colaboradores.

2. E – ESTRATÉGIA – Aquela costumeira e boa pergunta: Onde estamos e para onde iremos ou queremos chegar? Quais etapas deveremos organizar para chegar aos objetivos?

3. S – SINERGIA – Métodos e ferramentas da Qualidade são fundamentais para conseguirmos obter comprometimento e bons resultados dos colaboradores, parceiros e fornecedores. A ideia é construir “pontes” e eliminar os “muros” que impedem o crescimento organizacional sustentável.

4. T – TREINAMENTO E EDUCAÇÃO – Lembrando que o Treinamento significa desenvolver habilidades, e a Educação significa preparar as pessoas para a vida. Devemos portanto, trabalhar nos dois polos que devem se complementar para a formação de pessoas válidas e importantes para si próprias e para a organização. E ainda mais: Treinamento e Educação não são custos para a empresa e sim INVESTIMENTO.

5. A – APRIMORAMENTO CONTÍNUO – Ou poderíamos conceituar em uma simples palavra: KAIZEN. O aprimoramento ou melhoria contínua é uma filosofia japonesa presente nos melhores exemplos da gestão mundial, na ISO 9001, nos modelos TQC, TQM, WCM e no famoso Toyota Production System – TPS, entre outras técnicas de gestão.

6. O – ORDEM e produtividade. Chegamos ao final do nosso exercício mental dessa experiência de acróstico. Na nossa bandeira brasileira temos a inscrição ORDEM E PROGRESSO e ela nos remete à importância da Ordem como base do crescimento juntamente com o Progresso/Produtividade como resultante. A palavra Ordem também faz parte do PROJETO 5S, lembra-se? Senso de Utilidade, Limpeza, ORDEM/Ordenação, Higiene e Auto Responsabilidade.

Nossa caminhada educativa continua!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *