1.858 – Sistema de Gestão Sustentável em Prefeituras – NBR ISO 18091:2021

No dia 17 de fevereiro de 2022, as 10 h,  irá ocorrer um evento online via Youtube, grátis, para o lançamento da NBR ISO 18091:2021 – Implementação do sistema de gestão sustentável em prefeituras. Um dos grandes desafios que as sociedades enfrentam hoje é a necessidade de desenvolver e manter a confiança dos cidadãos em seus governos e suas instituições. Ao enfrentar este desafio, as prefeituras têm a missão de permitir o desenvolvimento de uma comunidade municipal socialmente responsável e sustentável.

Alcançar e manter um alto nível de qualidade na forma como as Prefeituras operam pode resultar em prosperidade econômica sustentável e desenvolvimento ambiental e social em níveis locais; incluindo a interação com as políticas nacionais e regionais de maneira coerente, consistente e compatível.

Os cidadãos esperam que a prefeitura proveja produtos e serviços públicos de alta qualidade, como proteção e segurança, estradas bem conservadas, transporte público, processamento eficiente de documentos, transparência e acessibilidade à informação pública, saúde, educação e infraestrutura, atenção às questões ambientais, além da necessária gestão dos riscos de todos os tipos, entre outros.

É possível construir redes de políticas públicas mais fortes, confiáveis e eficazes em níveis nacional, regional e internacional, se as prefeituras adotarem sistemas de gestão da qualidade com vistas à sustentabilidade e com o objetivo de melhorar seus produtos e serviços públicos. Melhorar o desempenho da prefeitura estimula todo o sistema do governo a prover melhores resultados em geral e aplicar uma abordagem coerente em todo o governo ajuda a tornar o governo municipal confiável e sustentável.

A NBR ISO 18091:2021 provê diretrizes para as prefeituras sobre a compreensão e implementação de um sistema de gestão da qualidade que atenda aos requisitos da NBR ISO 9001:2015 e às necessidades e expectativas de seus cidadãos e outras partes interessadas pertinentes.

Além da determinação das diretrizes para implementar um sistema de gestão da qualidade, a NBR ISO 18091 contém quatro anexos que poderão auxiliar o gestor público a realizar um diagnóstico sobre os eixos de desenvolvimento institucional para boa vizinhança, desenvolvimento econômico sustentável, desenvolvimento social inclusivo e desenvolvimento ambiental sustentável; a identificar e mapear os processos típicos da Prefeitura; a criar um observatório cidadão integral que é uma ferramenta para a participação cidadã e para a prestação de contas da prefeitura; e traduzir diferentes sistemas de avaliação, conteúdos ou assuntos, por exemplo, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS da ONU), nos indicadores de redes de políticas públicas encontrados no modelo de diagnóstico apresentado no Anexo A da norma.

Nosso desafio através do Blog Gestão e Resultados, comemorando os seus 10 anos de atividades, é sem dúvida contribuir e sensibilizar os prefeitos e lideranças da gestão pública dos 5.570 prefeituras de todo o Brasil. O ganho desta prática da NBR ISO 18091 é exponencial.

Convocamos nossos leitores a acompanhar também as novidades e os conteúdos da nossa Academia Brasileira da Qualidade – ABQ – www.abqualidade.org.br.

Nossos agradecimentos aos acadêmicos ABQ, Basilio Dagnino – Coordenador da CE da ABNT NBR ISO 18091 do CB-25 (Qualidade) da ABNT e Hayrton Prado que vem contribuindo fortemente para a difusão e prática da Qualidade em seu blog Qualidade on Line – Parabéns!

As Inscrições gratuitas para o evento poderão ser feitas no link: https://www.sympla.com.br/evento-online/lancamento-da-norma-abnt-nbr-iso-18091-2021/1464066

Fontes: B. Dagnino ABQ e Hayrton Prado www.ABQ/QUALIDADEONLINE’S BLOG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *