1867. Dia e Semana do Consumidor/Cliente – Desafios atuais e futuros

Significado de Consumidor – Dicionário Aurélio

Substantivo masculino. Aquele que compra, adquire ou paga por serviços, mercadorias, bens de utilização própria ou de sua família; cliente, freguês.

Economia.  Pessoa física ou jurídica que utiliza ou adquire esses serviços, produtos, mercadoria.

Adjetivo.  Capaz de consumir, gastar: mercado consumidor.

Nesse nosso post usaremos o termo Consumidor e Cliente dentro do mesmo significado e aplicação.

Data comemorativa e a visão comercial da mesma

A Semana do Consumidor 2022 tem início nesta segunda-feira (14) e acontece até domingo (20), promovendo diversas ofertas em diferentes segmentos do comércio. O evento anual ocorre em celebração ao Dia do Consumidor, comemorado no Brasil em 15 de março. Assim como em outras datas que envolvem descontos e promoções, como a Black Friday, é importante que o comprador tenha cuidado ao escolher produtos e lojas para não sair no prejuízo. Todo cuidado é pouco! Fonte: Techtudo

Dentro do tema apresentamos a seguir breves considerações sobre o Consumidor/Cliente na perspectiva no nosso colega, membro da Academia Brasileira da Qualidade, Kleber Nobrega detalhando a experiência do cliente.

Conceito de experiência do cliente

Trata-se de um conjunto de percepções e sensações vivenciadas pelo cliente ao longo de sua jornada com um produto ou serviço.

A importância do conceito de experiência do cliente é que, mais que qualidade de produto ou de serviço, a experiência traz preocupações que o fabricante de um produto ou prestador do serviço deve ter no sentido de que um produto ou serviço não simplesmente atenda um conjunto de requisitos que apresentem conformidade destes, mas que proporcione percepções e sensações adicionais.

Experiência do cliente de um produto tem a ver com o fato de que o produto não se restringe a funcionar adequadamente, mas que o cliente, além de usufruir da funcionalidade do produto, tenha sensações adicionais que o façam sentir vontade de continuar usando o produto ad eternum.

Analogamente, a experiência com serviço transcende a preocupação de que o serviço prestado atenda às necessidades para qual ele foi projetado. A experiência do cliente de um serviço pressupõe que o cliente se sinta bem, se sinta atraído a continuar por um bom tempo o processo de recebimento do serviço.

Veja mais em www.klebernobrega.com.br

No nosso entendimento o Dia do Consumidor/Cliente (Semana do Consumidor/Cliente) não pode ser visto apenas como mais uma oportunidade de alavancar vendas, especialmente no comércio, com destaque para as vendas pela internet que vem crescendo velozmente.

Nossas observações passam pela situação em que, de forma natural e empreendedora o fornecedor de um produto ou serviço trabalha de forma a agregar valor/inovação na sua entrega, procurando gerenciar os custos de forma a obter competitividade junto aos concorrentes e ao mesmo tempo proporcionar ao CLIENTE a sensação verdadeira de aumento da sua satisfação em termos de obtenção de qualidade intrínseca, custo adequado e atendimento de alto nível.

Consumidor/Cliente feliz

Destacamos aqui o Atendimento como um dos 3 fatores citados de alta aplicabilidade na rotina diária de relacionamento com os clientes. Evidentemente que pelo excelente atendimento você pode aceitar que aquele produto ou serviço seja um pouco mais caro que a concorrência, mas não pode aceitar que haja deficiência no item qualidade, como diziam os meus avós: “comprar gato por lebre”. Muitos produtos inovadores morrem cedo por não considerar o desempenho ao longo do tempo em termos de qualidade e é daí que vem o termo CONFIABILIDADE.

Vários autores usam o termo “Encantar o Cliente”, ou seja, fazer para ele mais do que se espera. Edson Vaz Musa, ex-presidente da Rhodia, dizia em palestra no auditório da FAAP – SP, que a melhor qualidade ao cliente é aquela que surge no formato Qualidade como antecipação tecnológica.

Resumindo: Cliente/Consumidor Feliz: Qualidade com inovação, Custos adequados e Atendimento que encanta.

E lembre-se: A solução de todos os problemas e desafios a serem enfrentados está nas pessoas – Veja1

Viva o dia do Consumidor/Cliente!

Veja também: https://www.folhavitoria.com.br/economia/blogs/gestaoeresultados/2020/12/19/um-novo-olhar-sobre-a-qualidade-dos-servicos-de-vendas-e-os-desafios-2021/

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