1,871 – Gerenciamento com base em dados e fatos. O caminho de Deming

Mesmo que as novas tecnologias venham impactar nossos líderes atuais e futuros, não há como pensar em resultados de produtividade sem levar em conta os princípios básicos de uma liderança competente e eficaz.

O legado de Deming tem uma força indiscutível e não podemos deixar de destacar alguns momentos especiais entre eles sua obsessão em exigir dos gestores maior envolvimento e comprometimento com a gestão baseada em dados e fatos reais da rotina diária.

Nas figuras abaixo temos uma síntese de sua recomendação e junto a visão geral do método PDCA que poderíamos também denominar de CAPD, quando as ações futuras, novos projetos e desenvolvimento dos processos são precedidos pelo conhecimento real dos desempenhos dos mesmos.

A palavra CONTROLE sempre foi vista com reservas pelo ocidente, pois lembra a figura daquele supervisor que exerce uma CHEFIA na base do “manda quem pode, obedece quem tem razão” onde a truculência é exercida como forma de se obter resultados.

Nosso objetivo hoje é PENSAR, refletir e encontrar caminhos inteligentes para que possamos exercer uma liderança de alto nível.

Fica aqui uma pergunta: Como você gerencia (Chefia ou Liderança) processos, pessoas, estruturas/sistemas na sua organização?

Em caso de dúvida, fale conosco!

Até breve.

Ilustrações: Getulio A. Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *