Confiança na construção civil avança e setor tende a liderar retomada econômica do país

Mais uma prova da retomada do setor da construção civil é o aumento do Índice de Confiança da Construção (ICST) que subiu 6,6 pontos em julho, para 83,7 pontos, na série com ajuste sazonal divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Dessa forma, a média móvel trimestral do indicador avançou para 76,3 pontos ante 70 pontos no período encerrado em junho. É a primeira alta em quatro meses no ano de 2020, conhecido como desafiador.

Mas o que levou a construção civil, classificada como termômetro da economia brasileira, a superar expectativas com relação às demandas e ter uma percepção mais realista com relação ao pós-pandemia? A retomada das obras é um fator, mas a melhora do ICST se deve, e muito, à redução do pessimismo dos empresários do setor.

Os próximos meses passaram a ser de projeções e a percepção com relação ao momento corrente já retornou ao patamar de 2019, pois o Índice de Expectativas (IE-CST) avançou 8,5 pontos, para 91,7. Com o resultado, o indicador já recuperou cerca de 72% das perdas observadas entre janeiro (104,2) e abril (59,9), quando chegou ao pior índice.

Vale a ressalva que, no período de baixa, as empresas apenas começavam a se recuperar das perdas registradas no ciclo de forte retração entre 2014 e 2018. De qualquer forma, as expectativas têm avançado e o número de construtoras vislumbrando crescimento da demanda para os próximos meses já superou o de empresas que sinalizaram queda nos índices – isso é muito bom e a lição aprendida foi saber analisar o momento presente para projetar positivamente o futuro.

O “Imóvel para Você” prevê um aumento do protagonismo da área de edificações, puxado pela melhora do mercado imobiliário residencial, sobretudo atendendo as expectativas devido à pandemia, afinal, o lar passou a ser visto de outra forma, com maior valorização dos espaços e mudança de hábitos da família.

Para o mês de agosto, a expectativa é de que o ambiente de negócios seja mais favorável e siga assim até o final do ano com lançamentos e empresários cada vez mais confiantes no movimento de retomada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *