Espaço e localização: você já entendeu essa equação no mercado imobiliário?

Sabe aquele momento em que tudo indicava um caminho e, de repente, acontece uma situação que muda tudo? Mas muda muito rápido, te exigindo novas percepções e agilidade também? Pois é isso que o mercado imobiliário está vivendo com a experiência da pandemia do novo Coronavírus. O isolamento social fez com que as pessoas ressignificassem o vínculo com o lar, buscando novas possibilidades dentro da própria casa.

Imóveis com mais conforto e tranquilidade estão sendo valorizados. Assim, consumidores que buscavam apartamentos, passaram a considerar também imóveis com maior número de cômodos, varanda ou quintal.

A equação da pandemia é a seguinte: o espaço está sendo tão considerado quanto a localização. E sabe quem estimulou essa nova percepção de valor no mercado imobiliário? O trabalho remoto, nosso conhecido home office. Isso significa dizer que o desejo de morar perto do trabalho foi substituído pelo sonho de viver em uma residência maior, sem precisar se desvincular do emprego. A busca por conforto e tranquilidade fora dos grandes centros prevalece em alta.

No cotidiano dos corretores, a venda de imóveis em condomínios triplicou em alguns empreendimentos já estabelecidos e os preços encontram-se em condições favoráveis para o consumidor, afinal, temos um cenário nacional de juros baixos e boas condições de financiamento.

Ter um escritório em casa que nada deve ao da empresa, com espaço, conforto e privacidade, não tem preço. Quer mais um item impagável? Poder estar próximo à família, dando assistência aos filhos e ressignificando os valores da vida moderna.

Mudanças

As mudanças ocasionadas pela pandemia movimentam novos negócios, ditam tendências e fica fácil prever que o conceito de bairro nobre irá mudar, afinal, se o consumidor colocar o espaço em primeiro lugar e, em segundo, a localização, você concorda que bairros ou cidades que não eram tão valorizados antes da pandemia estão ganhando força a partir de agora? Isso irá mexer com os Planos Diretores Urbanos (PDU) e os Planos Diretores Municipais (PDM), pois a mobilidade vai ter que ser repensada, para que as “novas cidades” e os “novos bairros” continuem com o estilo leve e de qualidade de vida que as pessoas buscam no interior, em zonas mais remotas, com um espaço mais confortável e perto da natureza.

Já reparou que aumentou o número de pessoas que estão fazendo reformas em suas moradias e a então “casa de campo” ficou adaptada para o home office? As pessoas estão tendo certeza de que é possível trabalhar em casa e construtoras e incorporadoras estão antecipando lançamentos cientes dessa nova demanda.

Para os corretores, um aumento substancial nos percentuais de novos negócios, com o cliente pronunciando duas palavrinhas mágicas: espaço e localização. Mãos à obra, corretor, pois o mercado imobiliário está em intensa transformação. Apartamentos com plantas flexíveis, quintal, varanda, residências, lotes, condomínios e coberturas: as pessoas querem ter espaço aberto. Grandes transformações urbanísticas e tecnológicas estão a caminho.

O setor imobiliário cresceu com a pandemia, não dá mais para voltar atrás.

Bem-vindo ao futuro e vamos juntos nessa nave chamada mercado imobiliário!

Thiago Abreu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *