Veja as dicas que têm ajudado muita gente a vender mais pelo WhatsApp

Li essa semana uma matéria no Estadão onde uma especialista em trabalho remoto afirmava que o WhatsApp não é recomendado para o home office. Segundo ela, o aplicativo quebra a barreira entre vida profissional e pessoal, além de dificultar a gestão de informações.

No mercado imobiliário, o WhatsApp está incorporado ao processo de vendas, afinal, o aplicativo reúne 120 milhões de usuários no Brasil e está instalado em 99% dos celulares nacionais. Além disso, o Brasil tem mais celulares que habitantes.

São 220 milhões de celulares inteligentes ativos, de acordo com a 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). A população atual do Brasil é de 209 milhões de habitantes segundo o IBGE. Os números provam que há um cenário maravilhoso para vendas pelo WhatsApp, com enormes oportunidades.

Simplificando: seu público está no WhatsApp, o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil e que faz parte do nosso dia a dia de diversas formas. No entanto, o app delimita algumas maneiras para você se comunicar com eficiência. Você não deve fazer um disparo de mensagens e esperar chover vendas, é preciso estratégia.

O não entendimento da lógica pela qual o WhatsApp deve ser utilizado, faz com que você perca seu cliente justamente porque não soube dar a atenção necessária para o interesse dele. É preciso saber ponderar o que se fala de acordo com a ótica do cliente.

Vou dar a você dicas para que consiga ter o melhor aproveitamento possível, utilizando o WhatsApp da maneira mais adequada. O aplicativo permite ganhos de produtividade, pois é possível atender vários clientes ao mesmo tempo, desde que seja eficiente e agradável.

O erro clássico do WhatsApp: evite fazer textos quilométricos para falar sobre algo que você deseja informar ao seu cliente. A função texto do WhatsApp é para que você se comunique de maneira objetiva.

Áudios e emojis

Áudios vão servir quando você não conseguir, através do texto, exprimir alguma emoção. Os emojis tentam fazer esse papel, mas não é todo mundo que gosta da informalidade dos emojis, perceba isso.

O WhatsApp tem potencial para aproximar o contato e quando você tiver que utilizar trechos persuasivos, faça isso através do áudio, mas cuidado, áudios para WhatsApp devem ter, no máximo, um minuto e meio.

Utilize textos para consolidar informações que são importantes na tomada de decisão do cliente. Confirme-as através de texto. Assim, você tem uma forma documental de alinhar com o cliente coisas que são importantes para ele.

Acima de tudo, alinhe o melhor tempo, o melhor dia e horário para estabelecer um atendimento. O WhatsApp serve, em muitos casos, como um momento anterior a uma possível ligação. Aliás, ligar hoje para uma pessoa quase que significa pedir para ela parar tudo o que está fazendo para atender a ligação. O WhatsApp permite que a pessoa responda no tempo dela, sem pressão e de forma simples.

Não utilize o WhatsApp como uma ferramenta de panfletagem digital. Muitos corretores de imóveis insistem em enviar o famoso book pelo aplicativo. Não tenho nada contra o book, mas sem estabelecer uma relação de conexão com seu cliente e sem coletar dele informações prévias, que são anteriores ao interesse direto no produto, você pode estar cometendo o grave erro de panfletar para o cliente.

Os clientes detestam esse tipo de abordagem, mas não vão te avisar que não gostam disso, simplesmente não vão dar continuidade ao seu atendimento. Ou seja: você vai ficar no vácuo.

Utilize o WhatsApp entendendo o melhor proveito das funções de áudio, vídeo e texto e consiga ter uma taxa de aproveitamento dos seus atendimentos muito superior. É possível gerar uma importante quantidade de dados, que podem ser metrificados e utilizados pela gestão comercial. Dá para medir o volume diário de atendimentos, a velocidade do primeiro contato e o tempo médio de resposta.

As mensagens são sempre um registro instantâneo das negociações. O WhatsApp é sim um canal de vendas inerente às suas atividades cotidianas.

Estica o braço que é tudo seu, põe na conta do Abreu!

Thiago Abreu

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