Rochas ornamentais do ES na mira do Azerbaijão

Da esquerda para direita: presidente do Centrorochas (entidade nacional do setor), Tales Machado; embaixador Rashad Nouruz; presidente do Sindirochas, Ed Martins; presidente do Rochativa, Eutemar Venturim; e o empresário João Zimmer Xavier, que intermediou o encontro.

Na manhã desta sexta-feira (05/05), empresários capixabas do mármore e granito se reuniram com o embaixador do Azerbaijão, Rashad Nouruz, para conversarem sobre possibilidades de negócios com o Brasil.

Prioridade

No encontro, realizado em Cachoeiro de Itapemirim, o embaixador explicou aos empresários que a demanda por rochas ornamentais é bem alta. Isso porque o país está em um processo forte de reconstrução. “Minha prioridade é a área comercial e o Espírito Santo foi o primeiro estado brasileiro que visitei para debater as possibilidades comerciais”, disse Rashad Nouruz, que assumiu o cargo de embaixador no Brasil há seis meses.

E esse interesse, aproxima de forma significativa o mercado capixaba da ex-república soviética. “As possibilidades são muitas, uma vez que eles vinham adquirindo as rochas por meio de atravessadoras, países que compram o nosso mármore e revendem”, contou à Constrói-ES, o presidente do Sindirochas, Ed Martins, logo que a reunião foi encerrada.

Oportunidade

O presidente do Centrorochas, Tales Machado, destacou dados interessantes durante o encontro. Enfatizou ao embaixador que, em 2021, o Azerbaijão importou US$ 31 milhões em rochas ornamentais, mas nenhuma compra feita no Brasil. Os principais fornecedores foram Irã (35%), Ucrânia, Índia, Turquia, Rússia, China e Itália. “Todos esses países comercializam com Brasil, exceto o Irã. Talvez o Azerbaijão tenha comprado em empresas desses locais que fornecem o nosso mármore”, apontou Machado.

Ele destaca ainda que há alguns obstáculos a serem vencidos, como dificuldades logísticas no Azerbaijão, mas a abertura de novos negócios é promissora.

Empresários capixabas durante encontro com o embaixador Noruz, do Azerbaijão

Retorno

O resultado da conversa foi tão positivo que já ficou acordado um segundo encontro.

Em agosto, o embaixador Nouruz irá retornar ao Espírito Santo.

“Dessa vez, trazendo empresários da construção civil do Azerbaijão para conversar com os produtores capixabas de rochas ornamentais. E, considerando a demanda, as possibilidades de novos negócios são bastante grandes”, afirmou o presidente do Sindirochas, Ed Martins.

Economia

Com uma população de 10, 23 milhões de habitantes (ONU, 2021) e Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 73,37 bilhões (FMI, 2022), o país tem sua economia centrada na produção de petróleo. Responde por 0,409% daq produção mundial e ocupa a 20ª posição entre todos os 211 países com reservas de petróleo.

Você sabia?

Além do futebol brasileiro, a capoeira tem tantos admiradores no Azerbaijão, que existe até uma Federação no país.

Por Leticia Vieira e Luciene Araujo 

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.