Abr 2021
14
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Abr 2021
14
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Como o ES se encaixa no cenário nacional?

Segundo a Rede Sim, do Governo Federal, o tempo médio de registro de empresas e demais pessoas jurídicas é de três dias e nove horas. Vale ressaltar que o processo inclui apenas as etapas de viabilidade, validação cadastral e registro ou inscrição. Assim, o tempo de obtenção das licenças e alvarás de funcionamento não foi considerado, indicando que ainda há muito o que avançar quando o assunto é facilidade para empreender no Brasil.

Porém, no Espírito Santo a agilidade é maior: o processo ocorre em um dia e onze horas. Para comparação, os empresários dos estados vizinhos precisam ser bem mais pacientes: Rio de Janeiro (3 dias e 5 horas), Minas Gerais (3 dias e 23 horas) e Bahia (9 dias e 9 horas). Em março de 2020, a média era de três dias e uma hora, com o ES ocupando apenas a 12º colocação no mesmo ranking.

Na prática, esses resultados indicam que o Espírito Santo trilha um caminho de maior facilidade para gerar emprego e renda, sendo um diferencial competitivo.

Qual a importância desses resultados?

O presidente da Junta Comercial do Espírito Santo, Carlos Roberto Rafael, atribuiu o resultado obtido ao processo de gestão de pessoas que trouxe ganhos de eficiência, ao planejamento e à melhorias tecnológicas implementadas.

“Nosso foco é a desburocratização de todos os processos para simplificar e facilitar os negócios do cidadão, do investidor e dos trabalhos da iniciativa privada. Mas não melhoramos apenas o registro das empresas, mas também a averbação e as alterações dos contratos sociais”, afirma.

Ele conta que a meta é até o final de 2022 o registro estadual ser feito em no máximo cinco horas. “É uma meta ousada, envolve questões federais, estaduais, diversas secretarias, órgãos de meio ambiente, sanitário e corpo de bombeiros. Queremos melhorar todo o processo regulatório e de licenciamento”, explica.

Carlos Rafael afirma ainda que estão sendo desenvolvidos trabalhos para auxiliar também nas melhorias de processos das prefeituras. “Damos treinamento, fazemos trabalhos de conscientização e orientação. Queremos não apenas o aperfeiçoamento técnico, tecnológico e científico, mas que absorvam nosso modelo de gestão para em curto espaço de tempo melhorarmos a vida do cidadão”, finaliza.

Como bem dizia a filósofa russa Ayn Rand, “a única maneira de um governo estar a serviço da prosperidade é manter suas mãos fora dela”!

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas